quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Yangchuanossauro

Período: Jurássico Tardio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Allosauridae.
Localização: Ásia (República Popular da China).
Comprimento: estimado em 9 metros.
Até 1976, só conhecíamos os dinossauros predatórios da China com base em dentes e pedaços de ossos fossilizados. Naquele ano, um operário da construção no condado de Yangchuan encontrou o primeiro esqueleto quase completo de um dinossauro carnívoro semelhante ao alossauro, enquanto trabalhava na escavação das fundações da represa de Shangyou.
Quando cientistas estudaram o esqueleto, apenas suas patas dianteiras curtas e a metade traseira da cauda estavam faltando. Em 1978, um grupo de paleontologistas chineses deu ao dinossauro o nome de Yangchuanosaurus shangyouensis. Especialistas de um museu prepararam e montaram o esqueleto para exibição no Museu Municipal de Chongqing.
Depois da primeira descoberta, operários encontraram o esqueleto de um yangchuanossauro muito maior nas proximidades. Esse segundo espécime foi descrito como espécie separada, o Y. magnus. Com crânio de mais de 90 centímetros, tratava-se do maior terópode do jurássico tardio conhecido na China. Muitos paleontologistas acreditavam que se tratava de um exemplar adulto do yangchuanossauro, porque estava em rochas da mesma datação. A diferença com relação à espécie original estaria no tamanho superior e em ossos mais desenvolvidos. O yangchuanossauro é semelhante ao alossauro da América do Norte, se bem que em versão mais primitiva. Os cientistas o classificam como parte da família Allosauridae.
Como muitos dinossauros predadores, o yangchuanossauro tinha uma crista baixa na porção frontal do focinho, do nariz até quase os olhos. A crista provavelmente tinha cobertura óssea, talvez de um colorido brilhante para atrair parceiros a acasalamento. O yangchuanossauro certamente se alimentava dos herbívoros de sua era, entre os quais o chunkingossauro, um estegossauro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário