quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Homalocéfalo

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Marginocephalia, Homalocephalidae.
Localização: Ásia (Mongólia).
Comprimento: 3 metros.
Homocephale calathocercos
Brian Franczak
Homalocephale calathocercos
Como seu nome (cabeça chatal) sugere, o homalocéfalo tinha uma cabeça chata, diferente da maioria dos demais paquicefalossaurídeos. Ele é conhecido com base em material limitado, mas de boa qualidade. O único crânio de homalocéfalo disponível não apresenta a parte frontal do focinho, mas está completo. O crânio prova que a cabeça do réptil era chata e espessa. A parte de trás do crânio era alta e pendia ligeiramente sobre o pescoço. As laterais do crânio eram ligeiramente mais espessas do que o normal, e expandidas. O topo do crânio, assim como a região das bochechas e a parte de trás do crânio, apresentava esporões, calombos e cristas ósseas. As grandes aberturas oculares provavelmente significavam que o homalocéfalo, como muitos paquicefalossaurídeos, tinha boa visão.
Os cientistas foram capazes de extrair outras informações do crânio do homalocéfalo. Havia uma grande área para o nervo olfativo (usado para farejar). A dimensão dessa área sugere que o homalocéfalo tinha bom faro. Isso é útil para qualquer animal que viva na natureza, pois ele seria capaz de farejar a presença de predadores e escapar antes que o predador pudesse vê-lo. 
Os dentes do homalocéfalo mostram desgaste, como se ele mastigasse muito. Provavelmente era um dinossauro que se alimentava essencialmente de folhas, sem comer muitas frutas.
As informações mais importantes talvez sejam as oferecidas pelo esqueleto do homalocéfalo. O estegoceras e o homalocéfalo são provavelmente os dois únicos paquicefalossaurídeos conhecidos com base em crânios e esqueletos. Do esqueleto do homalocéfalo, depreendemos que seu tórax, abdome e pélvis eram extremamente largos, talvez para abrigar o grande ventre necessário à digestão de uma dieta vegetal.
A anatomia do homalocéfalo também oferece informações sobre seu comportamento. A cabeça chata e a projeção traseira do crânio podem ter sido decorativas. Também podem ter servido para disputas de cabeçadas, nas quais os machos testavam forças e disputavam fêmeas e território. A espinha seria posicionada horizontalmente, o que seria de esperar caso o animal fosse golpear. Os modernos carneiros dotados de chifres se comportam da mesma maneira para defender seu harém e proteger seu território contra concorrentes. 
Outros paquicefalossaurídeos de cabeça chata aparentados ao homalocéfalo são o wannanossauro, da China, e o goyocéfalo, da Mongólia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário