quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Orodromeus

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Ornithopoda, Hypsilophodontidae.
Localização: América do Norte (Estados Unidos).
Comprimento: 9 metros.

Orodromeus makelai

Real Museu de Ontário
Orodromeus makelai

O orodromeus é um dinossauro que foi descoberto recentemente, e um dos mais espetaculares. Seu nome significa "corredor de montanha". Esse dinossauro tinha apenas dois metros de comprimento quando adulto. O que o torna especial é que ele é conhecido com base em esqueletos e crânios de adultos, jovens, crianças, filhotes e até mesmo de um embrião articulado (os ossos estão ligados) em um ovo completo. Com base em todos essesfósseis, temos um quadro rico sobre a vida e a evolução do orodromeus.
A mãe orodromeus punha cerca de 12 ovos em uma espiral estreita, com o primeiro deles em posição central. Os ovos não eram grandes, com cerca de 15 cm de altura e 7 cm de largura. Quando os embriões estavam prontos para sair dos ovos, bicavam a parte superior e saiam do ninho. Os filhotes eram quase tão desenvolvidos quanto os adultos e eram capazes de deixar o ninho e se alimentar. Possivelmente para fins de proteção, esses filhotes se mantinham juntos depois de deixar o ninho. 
Os filhotes tinham pernas longas, com patas dianteiras curtas e cabeças grandes. Ao crescer, as patas traseiras se alongavam ainda mais em relação ao resto do corpo, e as cabeças diminuíam em termos proporcionais. Quando adultos, os orodromeus tinham pernas das mais compridas entre os hipsilofodontídeos, em relação às dimensões do animal. Devem ter sido excelentes corredores. A cauda era reta e muito longa, apoiada por muitos tendões ósseos entrelaçados e equilibrava a porção dianteira do corpo do animal quando ele corria. 
O orodromeus tinha dentes simples e primitivos, bem semelhantes ao de um ornitísquio anterior, o lesotossauro. Com base na forma desses dentes, o orodromeu provavelmente se alimentava de frutas carnudas e possivelmente de insetos, especialmente quando jovem. 
O orodromeus viveu no período cretáceo tardio e seus primeiros fósseis foram encontrados na formação Two Medicine, no oeste de Montana, em companhia de espécimes do hadrossaurídeo maiassaura e dos carnívorosalbertossauro e troodonte. O orodromeus também pode ter vivido no sul de Alberta. Ele se aparenta estreitamente a outros hipsilofodontídeos, como o yandussauro, do início do cretáceo na República Popular da China; o zefirossauro, do início do cretáceo nos Estados Unidos; e o hipsilofodonte, do início do cretáceo na Inglaterra. O parkossauro e o tescelossauro, do cretáceo tardio no Canadá e Estados Unidos, são dois outros hipsilofodontídeos aparentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário