Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Ornithopoda, Hadrosauridae.
Localização: América do Norte (Estados Unidos).
Comprimento: 9 metros.

A mother Maiasaura

Museu Canadense da Natureza
Mãe maiassaura cuida de filhote

Desde que foi nomeada por John Horner e Robert Makela, em 1979, a maiassaura se tornou um dos mais famosos dinossauros. Ela ofereceu informações sobre como os dinossauros cuidavam de seus filhotes e sobre o período inicial de seu desenvolvimento.
O nome maiassaura quer dizer "réptil boa mãe". Esse grande dinossauro depositava seus ovos em padrão espiral ou circular em um grande monte de terra, depois recobria o monte com vegetação, quase como fazem os modernos crocodilos. Os ovos eram aquecidos pela vegetação que apodrecia (fermentava-se). Em vez de sentar diretamente sobre o ninho, a maiassaura provavelmente se posicionava por perto a fim de impedir que ladrões roubassem os ovos, ou de evitar que outras maiassauras pisoteassem o monte por acidente. Como as fêmeas de um rebanho costumavam fazer seus ninhos na mesma área, esse era um risco real. 
Quando os ovos estavam chocados, os filhotes eram imaturos demais para deixar o ninho. Seus membros ainda não haviam atingido desenvolvimento suficiente, o que significa que eles ficavam em seus ninhos e seus pais lhes traziam comida. A maiassaura filhote provavelmente vivia em ninho até 1 ou 2 anos de idade. O animal crescia de 40 cm a 1,5 m em apenas um ano. Um crescimento rápido que pode indicar que se tratasse de um animal de sangue quente.
Na infância, maiassauras tinham cabeça alta e estreita. Com o crescimento, ela se arredondava e se tornava mais baixa, com um largo bico ossudo. Sobre os olhos do animal, uma robusta crista óssea era provavelmente usada como decoração e em disputas de cabeçadas durante a temporada de acasalamento. Como esses dinossauros viviam em grupos muito grandes, com até 10 mil animais por rebanho, eles precisavam proteger seu território.

Todos os espécimes de maiassaura vêm da formação Two Medicine, do cretáceo tardio, no oeste de Montana. O orodromeus também vivia nessa área, bem como os predadores albertossauro e troodonte. A maiassaura não foi localizada em outras áreas do oeste.

Sabe-se mais sobre a vida da maiassaura do que sobre qualquer outro dinossauro. Também se sabe muito sobre seus relacionamentos evolutivos. O parente mais próximo da maiassaura era o braquilofossauro, do sul de Alberta e Montana. Mais remotamente, esses dois hadrossaurídeos de crista sólida se aparentavam ao hadrossauro, ao aralossauro e ao gripossauro, mais primitivos.