Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Marginocephalia, Protoceratopsidae.
Localização: Ásia (Mongólia).
Comprimento: 1,5 metros.
Bagaceratops rozhdestvenskyi
Brian Franczak
Bagaceratops rozhdestvenskyi
O Bagaceratops rozhdestvenskyi era um pequeno protoceratópsio com um nome grande: "Baga" quer dizer "pequeno" em mongol, e "cerátopo" quer dizer "rosto com chifre"; o nome da espécie homenageia o paleontologista russo A. K. Rozhdestvensky. O bagacerátopo foi descoberto no começo dos anos 70, no deserto de Gobi, Mongólia, pelas expedições paleontológicas conjuntas Mongólia-Polônia. Há exemplares do bagacerátopo no Instituto Paleontológico de Varsóvia.
O bagacerátopo era um dos menores e mais primitivos dentre osdinossauros protoceratópsios conhecidos. Pouco se conhece sobre o seu esqueleto, já que apenas alguns fragmentos foram localizados. Provavelmente ele se assemelha ao do protocerátopo. No entanto, os paleontologistas encontraram crânios parciais e outros quase completos, tanto de animais adultos quanto de jovens. Um dos pequenos crânios de espécimes jovens tem o tamanho de uma bola de golfe. O crânio do bagacerátopo tinha um focinho curto e baixo, encimado por uma "bolha" nasal, em lugar de um chifre. O folho (escudo ósseo) do pescoço era triangular e bastante curto, e não apresentava aberturas (fenestras). O bagacerátopo tinha apenas 10 dentes trituradores em cada mandíbula, e não tinha dentes no bico. Uma característica incomum do bagacerátopo era uma grande abertura de cada lado de seu focinho. 
Outros animais que viveram no mesmo período que o bagacerátopo eram dinossauros carnívoros como o velociraptor e o oviraptor, bem como anquilossauros, lagartos e pequenos mamíferos.