quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Driptossauro

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, desconhecida.
Localização: América do Norte (Estados Unidos).
Comprimento: 5,5 metros.
Male and female Dryptosaurus
Museu Canadense da Natureza
Driptossauros macho e fêmea
O driptossauro é o único grande dinossauro carnívoro da costa leste dos Estados Unidos conhecido com base em mais do que apenas um osso. O esqueleto parcial foi encontrado há mais de 100 anos pelos trabalhadores de uma pedreira em Nova Jersey. O nome que lhe foi dado originalmente foi "laelaps", mas como já existia uma aranha assim designada, o fóssil foi redesignado driptossauro.
A única parte do crânio do driptossauro localizada é uma porção das mandíbulas. Os dentes tinham serras como as de uma faca, o que demonstra que o animal era carnívoro. A hipótese é sustentada por uma grande garra de 20 centímetros (o driptossauro provavelmente tinha diversas dessas garras, mas só uma foi encontrada). Mãos dotadas de garras como as de uma águia provavelmente ajudavam o driptossauro a segurar as presas que se debatiam. Seu nome quer dizer "lagarto lacerante", em referência às garras.
Mesmo tendo sido encontrado em fragmentos, uma porção suficiente do esqueleto foi localizada para demonstrar que o animal tinha altura de cerca de 2,40 metros nos quadris. As pernas traseiras eram muito mais longas que as frontais, de modo que o driptossauro provavelmente caminhava sobre as patas traseiras, usando a cauda para manter o equilíbrio. 
O driptossauro representa um enigma porque sua relação com outros dinossauros carnívoros é desconhecida. Ainda que seja considerado semelhante ao tiranossauro, seus membros eram mais longos em relação ao tamanho do corpo, e as garras das mãos eram mais recurvas. Os cientistas esperam que seja possível compreendê-lo melhor quando o esqueleto tiver sido completamente reestudado.
Não se sabe ao certo o que o driptossauro comia porque o histórico fóssil de dinossauros em Nova Jersey é bastante incompleto. Todos os dinossauros localizados anteriormente em Nova Jersey (incluindo o driptossauro e ohadrossauro) foram encontrados em rochas marinhas. Os restos desses dinossauros podem ter derivado para o mar antes da fossilização.
Os ossos do hadrossauro foram localizados em muitas formações rochosas do período cretáceo tardio na área, de modo que os hadrossauros provavelmente formavam larga porção da dieta do driptossauro. Os ceratópsios provavelmente não viviam no local (não foram encontrados ossos desse tipo), o que indica que o driptossauro não precisava evitar os chifres de um ceratópsio furioso. Apenas placas isoladas de blindagem óssea de anquilossauros nodossaurídeos foram encontradas. A blindagem corpórea do anquilossauro teria dificultado ao driptossauro abatê-lo, mas é possível que os driptossauros se alimentassem de carcaças dessa espécie. O driptossauro pode ter se assemelhado ao leão africano que se alimenta de uma carcaça em lugar de perseguir um antílope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário