quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Denverssauro

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Thyreophora, Nodosauridae.
Localização: América do Norte (Estados Unidos).
Comprimento: desconhecido.
Denversaurus schlessmani
Brian Franczak
Denversaurus schlessmani
Dinossauro nomeado recentemente, o denverssauro foi identificado com base em um crânio seriamente esmagado encontrado em Dakota do Sul. Nenhuma outra parte do esqueleto foi localizada, por isso é difícil estimar que comprimento ele teria, ou qual pode ter sido o seu peso.
O denverssauro, assim como o anquilossauro, foi encontrado na parte inferior da formação de Hell Creek. Tiranossauros e tricerátopos também foram encontrados nessa formação. Mas ao contrário desses outros animais, o anquilossauro foi encontrado apenas na parte inferior da formação. Isso sugere que certos anquilossauros se extinguiram antes do fim do período cretáceo. Não se sabe o que teria causado sua extinção, mas, ao que parece, diversos outros dinossauros se tornaram menos abundantes na mesma era. 
O crânio do denverssauro era muito grande e a fusão entre ossos pode significar que se tratava de um animal muito antigo. Na verdade, é possível que o denverssauro tenha sido um velho anquilossauro nodossaurídeo chamado Edmontonia. Poucos paleontologistas acreditam que o denverssauro seja um genus válido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário