quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Anchissauro

Período: início do Jurássico.
Ordem, Subordem, Família: Saurischia, Sauropodomorpha, Anchisauridae.
Localização: América do Norte (Estados Unidos).
Comprimento: 13 metros.
Anchisaurus polyzelus
Brian Franczak
Anchisaurus polyzelus
O anchissauro é um dos mais antigos dinossauros norte-americanos descritos. O primeiro esqueleto parcial foi localizado em Connecticut em 1818, e inicialmente foi considerado como um fóssil humano. Os cientistas reconheceram-no como de dinossauro em 1885, e o nome quer dizer "quase um lagarto". 
O anchissauro é diferente da maioria dos demais protossaurópodes porque suas patas dianteiras e traseiras eram longas e estreitas. Peter Galton e Michael Cluver classificaram o anchissauro e o tecodontossauro como protossaurópodes de pés estreitos, separando-os dos protossaurópodes de pés mais largos. O anchissauro e o tecodontossauro estão entre os menores dos protossaurópodes e a diferença no formato de seus pés está no tamanho. 
O crânio do anchissauro era leve e triangular, se visto pela lateral. Outros protossaurópodes, como o plateossauro, tinham crânios mais retangulares, com focinhos menos pronunciados. O anchissauro também difere de outros protossaurópodes porque a junta da mandíbula fica no nível da mandíbula inferior, e não abaixo da fileira dos dentes. O anchissauro tinha dentes sem pontas, em formato de diamante, em menor número e agrupados em formação menos densa do que em outros protossaurópodes. Tudo isso demonstra que o anchissauro provavelmente comia plantas macias e fáceis de mastigar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário