quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Datossauro

Período: Jurássico Médio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Sauropodomorpha, Cetiosauridae.
Localização: Ásia (República Popular da China).
Comprimento: 15 metros.
Datousaurus bashanensis
Brian Franczak
Datousaurus bashanensis
Raro saurópode chinês do período jurássico médio, o datoussauro pode ter sido um animal que viajava sozinho e comia as folhas das plantas mais altas de seu meio ambiente. As vértebras do pescoço desse dinossauro eram bastante longas, o que lhe dava altura superior à do shunossauro, um animal da mesma época.
As protrusões de algumas das vértebras na base de seu pescoço dispunham de um canal raso que abrigava os músculos e ligamentos para o controle dos movimentos do pescoço. A cabeça do animal era profunda e com formato quadrado. O datoussauro se parecia um pouco com o camarassauro, um saurópode norte-americano do período jurássico tardio. O datoussauro pode ser um parente distante do camarassauro. Outras características de seu esqueleto podem significar que fosse parente dos saurópodes diplodocos. 
Apenas dois esqueletos incompletos do Datousaurus bashanensis, ambos sem cabeça, foram descritos desde 1980. Foram localizados na escavação de Dashanpu, na província chinesa de Sichuan. Desde então, novos materiais foram descobertos. Um deles, um crânio provavelmente pertencente ao datoussauro, mas os cientistas só poderão ter certeza se for descoberto um esqueleto ao qual a cabeça continue afixada. 
O datoussauro era maior que o shunossauro, com dentes maiores e em formato de colher, e mais pronunciado. Isso pode significar que o datoussauro se alimentasse de plantas diferentes das consumidas pelo shunossauro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário