quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ornitoleste

Período: Jurássico Tardio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Coeluridae.
Localização: América do Norte (Estados Unidos).
Comprimento: 2 metros.

Dinosaur Pelvis

Collection of Publications International, Ltd.
A pélvis de cima é típica de um dinossauro ornitísquio, ou "com ancas de pássaro". A de baixo é típica de um saurísquio, ou "com ancas de lagarto".

Uma equipe do Museu Americano de História Natural encontrou os primeiros restos de um ornitoleste (ou "pássaro ladrão") na escavação de Bone Cabin, perto de Medicine Bow, Wyoming, em 1900. Os restos consistiam em um crânio e em parte de um esqueleto. Trata-se da mesma escavação em que operários descobriram um apatossauro, cujo esqueleto montado hoje está em exibição no Museu Americano de História Natural.
H. F. Osborn apresentou uma breve descrição do ornitoleste em 1903. No estudo, ele também agrupava uma mão parcial a partir da mesma escavação e do mesmo genus, mas não do mesmo animal. O crânio está completo, ainda que exiba forte esmagamento. Dentes serrilhados se alinham nas mandíbulas. O primeiro dente da mandíbula superior é o maior. O ornitoleste pode ter tido um pequeno chifre sobre o nariz, mas os cientistas não estão seguros quanto a isso.
As mãos não estão completas. Caso a mão parcial do outro animal pertença ao mesmo genus, o primeiro dedo é curto, e o segundo e o terceiro bem mais longos. O ornitoleste pode ter capturado e retido suas presas com as mãos. Todos os dedos apresentavam garras recurvas e afiadas. O animal provavelmente pesava cerca de 15 quilos.
Por muitos anos, os cientistas acreditavam que o ornitolestes e o celurossauro fizessem parte do mesmo genus. Em 1980, porém, John Ostrom demonstrou que isso não procedia. Desde a descoberta do ornitoleste, em 1900, não foram localizados esqueletos adicionais do animal. Ao que parece, o ornitoleste era um membro raro de sua fauna ou foi raramente preservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário