quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Hipsilofodonte

Período: início do Cretáceo.
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Ornithopoda, Hypsilophodontidae.
Localização: Europa (Inglaterra).
Comprimento: 2,3 metros.
O hipsilofodonte foi o primeiro pequeno dinossauro orinitópode estudado pelos paleontologistas. Também é o mais conhecido membro da família Hypsilophodontidae. Os primeiros fósseis do hipsilofodonte foram encontrados em 1849, em rochas datadas do início do período cretáceo, na ilha de Wight, Inglaterra. A primeira descrição foi realizada pelo Dr. Gideon Mantell e, mais tarde, o Sr Richard Owen também o descreveu. Outros fósseis convenceram Thomas Huxley de que se tratava de um dinossauro diferente, então ele propôs o nome "hipsilofodonte" que significa "dente pontudo".
O hipsilofodonte tinha pernas longas, e era veloz e ágil. Seus braços curtos e mãos dotadas de cinco dedos não eram usados para correr, mas provavelmente para agarrar, como no caso dos hipsilodontídeos. A cauda longa, reforçada por tendões ósseos, servia para equilibrar a porção frontal do corpo. 
Os cientistas acreditavam que o hipsilofodonte vivesse em árvores. Essa idéia curiosa surgiu de alguns dos primeiros estudos do animal e se baseava nos dedos de suas patas dianteiras e traseiras. Atenção especial foi dedicada à semelhança entre o hipsilofodonte e o canguru arbóreo australiano moderno. Os pesquisadores observaram, por exemplo, que os dois apresentavam garras altamente curvas, dedos longos, braços móveis no ombro e um primeiro dedo do pé aparentemente capaz de se agarrar a uma árvore. Foram necessários quase 100 anos para que os cientistas "permitissem" que o hipsilofodonte descesse da árvore. Muitas das características que lhe foram atribuídas não procediam. O dedo do pé provavelmente não era capaz de agarrar e as garras não eram recurvas. Provavelmente, os dedos longos ajudavam o hipsilofodonte a ser um corredor muito veloz.
O hipsilofodonte e outros pequenos ornitópodes formam a família dos Hypsilophodontidae. O grupo encontrou grande sucesso, tanto em sua longevidade quanto em termos de alcance geográfico. Os primeiros hipsilofodontídeos provêm do jurássico médio, como os Yandussauros, e a família continuou a existir até o fim do período cretáceo. A maioria desses animais viveu na Europa, na América do Norte e no leste da Ásia, mas também foram descobertos espécimes em partes da África, da América do Sul e da Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário