Período: Triássico tardio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Sauropodomorpha, Plateosauridae.
Localização: América do Sul (Argentina).
Comprimento: 3 metros.
Mussaurus patagonicus juvenile
Brian Franczak
Mussaurus patagonicus juvenile
Na metade dos anos 70, José Bonaparte liderou uma expedição à formação El Tranquilo, do triássico tardio, no sul da Argentina. Eles fizeram uma das mais importantes descobertas de dinossauros do período triássico até aquele momento: um ninho de dinossauros minúsculos, de um prossaurópode até então desconhecido. Bonaparte e Martin Vince o nomearam mussauro ("réptil camundongo"), em 1979. Havia um esqueleto quase completo, com cerca de 15 centímetros de comprimento, sem a cauda. Os espécimes eram todos jovens e o mussauro se tornou bastante conhecido porque os esqueletos estavam completos. Mais recentemente, esqueletos de espécimes adultos foram encontrados na mesma formação na Argentina.
O mussauro foi imediatamente reconhecido como um prossaurópode devido aos seus membros e à sua pélvis, ainda que os filhotes tivessem pescoços curtos e crânios altos e curtos, com grandes órbitas oculares. Os animais mais jovens apresentavam corpos com proporções diferentes das dos animais mais velhos. 
Bonaparte e Vince sugeriram que o mussauro estivesse relacionado aos prossaurópodes e aos saurópodes, e talvez também estivesse relacionado de perto aos ancestrais dos saurópodes. Também é possível que muitas das características dos saurópodes identificadas nos animais jovens fossem apenas diferenças de proporções no esqueleto relacionadas à idade. Isso ainda precisa ser mais estudado e os esqueletos de adultos e filhotes serão examinados de forma mais detalhada. O mussauro pode ser um animal importante para a descoberta do relacionamento entre os prossaurópodes e os saurópodes.
O mussauro oferece importantes informações sobre o comportamento social dos dinossauros. Os filhotes e ovos em um ninho mostram que esses dinossauros se reproduziam por meio de ovos. Diversos ovos em um ninho demonstram que os prossaurópodes punham mais de um ovo de cada vez. Agora que espécimes juvenis, imaturos e adultos do mussauro são conhecidos, os cientistas podem estudar as mudanças nas proporções entre os animais de diferentes idades. Isso lhes ofereceria informações sobre ritmo de crescimento e de desenvolvimento dos dinossauros prossaurópodes.