quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Avimimo

Período: Cretáceo Tardio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Avimimidae.
Localização: Ásia (Mongólia).
Comprimento: 1,5 metros.
O avimimo ("imitador de pássaros") era um pequeno terópode de constituição leve, localizado na formação de Djadokhta, uma escavação de fósseis do alto cretáceo na Mongólia. Os espécimes originais foram recolhidos por cientistas soviéticos e diversos esqueletos e crânios parciais foram localizados desde então. O esqueleto mais completo já encontrado, possui um crânio parcial, vértebras do pescoço e do dorso, um braço incompleto e a maior porção das pernas traseiras e pés, com parte da pélvis.
O crânio era curto e assemelhado ao de um pássaro. O animal não tinha dentes e dispunha de um bico e de um pescoço longo. Os ossos que cercavam e protegiam o cérebro eram grandes, o que demonstra que ele pode ter tido um cérebro avantajado. O buraco na traseira do crânio por onde passava a medula espinhal, chamado foramen magnus, é muito grande para um dinossauro desse porte. Mas o côndilo (saliência óssea na traseira do crânio, na conexão com as vértebras do pescoço) é muito pequeno, o que demonstra que o crânio era leve para seu tamanho.
A ulna (o maior dos dois ossos do braço) tinha uma crista semelhante às fileiras de protuberâncias nas ulnas de pássaros modernos. Era nessas protuberâncias que se encaixavam os cabos das penas de vôo de maior porte. Seriozha Kurzanov alega que isso constituía prova de que o avimimo tinha penas. O esqueleto original não tem cauda, o que levou Kurzanov a especular que o avimimo talvez não tivesse uma, mas vértebras altas foram localizadas com outros fósseis, posteriormente. As pernas traseiras do avimimo eram longas em relação aos ossos de suas coxas, o que demonstra que ele corria velozmente. Kurzanov acredita que as muitas características semelhantes às dos pássaros que o crânio e braços do avimimo apresentam demonstram que ele era capaz de vôos curtos. Isso faria dele um dinossauro terópode voador e recoberto de penas que se desenvolveu em separado dos verdadeiros pássaros. O problema é que a maioria dos paleontologistas discorda dessa hipótese. 
Kurzanov acredita que o animal se alimentava primordialmente de insetos. Outros pesquisadores acreditam que era herbívoro. Mais informações são necessárias para determinar a natureza exata desse dinossauro incomum, assim como seus hábitos e sua relação com outros dinossauros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário