Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Ornithomimidae.
Localização: Ásia (Mongólia).
Comprimento: Estimado em 1 metro.
Harpymimus akladnikovi
Brian Franczak
Harpymimus akladnikovi
Nomeado em referência às harpias, criaturas da mitologia grega que agarravam suas vítimas com as mãos, o harpimimo (imitador da harpia) é o mais primitivo dos ornitomímicos conhecidos. Um único esqueleto foi encontrado, no sudeste da Mongólia. Os ossos localizados incluem pescoço, costas e vértebras pélvicas, além de partes do braço, da mão, do pé e da mandíbula inferior.
A mandíbula inferior é importante porque, diferentemente de outros membros da família dos ornitomímicos, que não tinham dentes, o harpimimo contava com 10 ou 11 dentes muitos pequenos de cada lado da ponta do bico. A mão do harpimimo também era importante. Os metacarpos (longos ossos que formam a palma da mão) tinham comprimentos diferenciados - uma característica encontrada na maioria dos terópodes. Os ossos do metacarpo dos ornitomímicos posteriores, porém, tinham todos o mesmo comprimento. Devido a essas diferenças, o harpimimo é classificado como parte de uma família própria, a dos harpimímicos. 
O harpimimo representa um "elo perdido" avançado entre os terópodes (dotados de dentes e mãos capazes de agarrar) e os ornitomímicos (que não tinham dentes e cujas patas não se dobravam). Esses ornitomímicos posteriores provavelmente usavam as mãos para puxar folhas e galhos até seus bicos e não para agarrar presas que se debatessem.