quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Celófise

Período: Triássico tardio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Podokesauridae.
Localização: América do Norte (Estados Unidos).
Comprimento: 3 metros.

Coelophysis

Museu de História Natural do Novo México
Celófise

Em 1947, em uma expedição ao Ghost Ranch, no Novo México, EUA, paleontólogos fizeram uma grande descoberta: um grande número de fósseis de dinossauros, mais tarde denominados celófises. Esses fósseis eram todos parte de um grupo provavelmente devastado por uma inundação no período triássico tardio. Os animais variavam de filhotes recém-saídos do ovo a adultos com pouco mais de dois metros de comprimento.
O corpo do celófise tinha uma cauda longa e esguia. Suas mandíbulas eram dotadas de dezenas de dentes afiados. O celófise era um predador incomum, pois vivia em grandes rebanhos, algo que não acontece no mundo atual. Animais como o caribu ou o gnu, que se alimentam pastando, vivem em rebanhos, mas o mesmo não ocorre com os predadores, que não vivem em grandes grupos. Áreas pisoteadas em torno do Ghost Ranch sugerem que os rebanhos de celófises migravam.
As patas traseiras do animal eram fortes e ágeis. Ele tinha pés com três dedos longos e um curto, e saltava rapidamente para escapar de predadores de maior porte, como o phytossauro, um animal semelhante ao crocodilo. As patas dianteiras do celófise eram pequenas e provavelmente não eram usadas para caminhar. O mais provável é que fossem usadas para recolher alimentos. A cabeça do animal era grande, com um focinho pontudo e olhos grandes. O celófise era um mestre da emboscada. É possível que esse predador com cerca de 45 quilos se alimentasse de peixes e, por isso, vivesse à margem de rios, caminhando entre a vegetação rasteira e sempre atento a inimigos. Também comia insetos, répteis semelhantes a lagartos e outros pequenos dinossauros.
Além dos esqueletos do Ghost Ranch, no Novo México, foram encontrados celófises no Painted Desert do Arizona. Os troncos petrificados encontrados lá, muitos com comprimento superior a 30 metros, mostram que aparência tinham as florestas pelas quais esses dinossauros corriam.
Eles estão entre os mais antigos (se não são os mais antigos) dinossauros da América do Norte. O nome celófise quer dizer "forma oca", em referência aos ossos ocos de suas pernas, que se assemelhavam aos ossos dos pássaros, desenvolvidos para ter o mínimo de peso com o máximo de força. A única espécie conhecida é o Coelophysis bauri. Celurossauro é um nome dado inicialmente a alguns dos ossos localizados, que receberam diversos nomes, equivocadamente.
Nas caixas torácicas de dois adultos encontrados no Ghost Ranch havia esqueletos de jovens celófises. Eles eram grandes e desenvolvidos demais para que fossem bebês ainda não nascidos. Isso sugere que os celófises podem ter sido canibais e que a presa teria sido engolida inteira.
Os parentes do celófise incluem o podoquessauro; o halticossauro e o protocompsógnato, da Alemanha; e o sintarso do Zimbábue e Arizona.
Ao contrário dos gigantescos dinossauros predadores de eras posteriores, os terópodes triássicos também serviam de presa para outros animais e entre seus inimigos estavam o gigantesco phytossauro, com peso superior a uma tonelada, e os ativos e fortes predadores da família Rauisuchidae, como o postossuco. Esses adversários dominavam o panorama do triássico, tanto em terra como na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário