quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Patagossauro

Período: Jurássico Médio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Sauropodomorpha, Cetiosauridae.
Localização: América do Sul (Argentina).
Comprimento: 15 metros.
Patagosaurus fariasi
Brian Franczak
Patagosaurus fariasi
Mais velho que os dinossauros do jurássico tardio na América do Norte, o patagossauro é um de apenas dois saurópodes do período jurássico médio conhecidos na América do Sul. O outro é o volkheimeria, membro da mesma família do patagossauro. Um esqueleto de patagossauro foi encontrado na Patagônia, Argentina, em rochas cerca de 15 milhões de anos mais velhas do que as rochas em que os saurópodes norte-americanos foram localizados.
O patagossauro é conhecido com base em um esqueleto bastante completo, excetuado o crânio. Ele se assemelha ao cetiossauro, um saurópode inglês, mas suas ancas e vértebras são diferentes. O patagossauro era um saurópode de peso médio, com cerca de 15 toneladas. Em alguns aspectos, assemelhava-se ao saurópode norte-americano haplocantossauro, mas era mais primitivo. O patagossauro e seus parentes podem ser ancestrais diretos de alguns dos saurópodes do fim do período jurássico. Pode ter havido conexões terrestres que permitiam que os saurópodes viajassem entre a América do Sul, a Europa Ocidental e a África. Membros da mesma família foram encontrados em todos esses lugares. 
Os patagossauros comiam plantas e seus inimigos eram os dinossauros terópodes. O piatnizquissauro, terópode localizado no mesmo local e oriundo da mesma era que o patagossauro e o volkheimeria, tinha tamanho semelhante ao do alossauro e era ameaça para a maioria dos herbívoros daquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário