quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Camptossauro

Período: Jurássico Tardio.
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Ornithopoda, Camptosauridae.
Localização: América do Norte, Europa.
Comprimento: 5 metros.
Allosaurus and Camptosaurus
Museu de História Natural do Condado de Los Angeles
Um alossauro (fundo) e um camptossauro (frente) em posição de combate no Museu de História Natural do Condado de Los Angeles
Poucos dinossauros do jurássico tardio eram pequenos. O camptossauro era uma exceção: seu peso como adulto não ultrapassava os 450 quilos. Alguns paleontologistas comparam esse ornitísquio esguio e gracioso aos cervos das florestas de hoje. O camptossauro se alimentava de vegetação rasteira. Os dentes, semelhantes a cinzéis, nas laterais de suas mandíbulas, eram fortes e bem adaptados a esmagar plantas rijas. Em vez de dentes da frente para mordiscar, as duas mandíbulas contavam com um bico frontal.
Suas fortes e ágeis patas traseiras eram próprias para correr. O camptossauro precisava escapar dos alossauros, que eram capazes de sobrepujar facilmente até mesmo o mais forte dos exemplares da espécie. As pernas dianteiras eram pequenas, mas fortes e usadas para movimento durante a alimentação e busca de comida. O animal se alimentava com as pernas dianteiras curtas apoiadas no chão, e as ancas altas e a curva arredondada da cauda davam ao camptossauro um perfil curvado. Isso explica seu nome, que significa "réptil curvado".
Esse herbívoro primitivo provavelmente está próximo dos ascendentes da família dos iguanodontídeos, do período cretáceo, que incluía o gigantesco iguanodonte, e dos hadrossaurídeos de porte imenso como o parassaurolofo e a maiassaura. Como seus descendentes, o camptossauro vivia em rebanhos, o que lhe conferia proteção contra predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário