Assim como o tiranossauro e o tricerátopo, o anquilossauro é um dosdinossauros mais conhecidos. A popularidade do anquilossauro deriva de uma fantasiosa restauração em tamanho natural exposta na Feira Mundial de Nova York (em inglês), em 1964.
Por meio dos estudos de Walter Coombs, sabemos que o anquilossauro e todos os membros da família dos anquilossaurídeos não tinham esporões e protuberâncias ósseas se projetando do corpo, como propunha a restauração exibida na feira mundial. Esses esporões e protuberâncias ocorrem apenas em outra das famílias de anquilossauros, os nodossaurídeos (ver sauropelta). Além disso, não havia base para mostrar placas retangulares sobrepostas em fileiras regulares por sobre o corpo do animal. Placas como essas foram encontradas em espécimes de anquilossauros, mas seus tamanhos e formatos eram diferenciados. Não conhecemos o arranjo das placas sobre o corpo porque não foi localizado até agora um espécime com as placas preservadas como estariam em vida. O arranjo de placas de nodossaurídeos como o do sauropelta, do edmontonia e do anquilossaurídeo saichania é conhecido. Esses espécimes são importantes porque oferecem a única prova da aparência que a blindagem tinha nas diversas espécies de anquilossauros. A forma e o arranjo das placas de blindagem diferiam nos três animais.
Como outros dinossauros blindados, o anquilossauro tinha placas ósseas unidas (fundidas) ao lado externo do crânio e das mandíbulas. Mas diferentemente do sauropelta, que apresentava muitas placas grandes, o anquilossauro apresentava muitas placas pequenas. O anquilossauro também diferia do sauropelta por ter chifres nos cantos superiores e inferiores do crânio, por trás dos olhos. Não se sabe porque o anquilossauro, e os demais anquilossaurídeos, desenvolveram esses chifres. Podem ter sido usados em lutas com outros animais da espécie. Os animais se posicionavam lado a lado e projetavam as cabeças contra o corpo do adversário. O golpe seria doloroso, mas não fatal.
O anquilossauro tinha uma grande clava óssea na ponta da cauda. Todos os membros da família dispunham dessa clava e a falta dela caracteriza a outra família de anquilossauros, os nodossaurídeos. A forma da clava difere em cada membro da família. A do anquilossauro era larga e longa, mas não muito alta. A clava de todos os anquilossaurídeos era feita de grandes placas de blindagem fundidas na ponta da cauda. Os ossos da cauda eram modificados para permitir que a clava se movesse. Eles se interligavam de forma a criar um "cabo" para a clava. Isso permitia que o anquilossauro movimentasse a clava de forma controlada para golpear com força.