quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Kritossauro

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Ornithopoda, Hadrosauridae.
Localização: América do Norte (Estados Unidos).
Comprimento: 9 metros.
O kritossauro era um grande dinossauro dotado de cabeça chata e bico. Ele tinha uma crista óssea entre os olhos e um focinho que lhe dava uma aparência aquilina. Em alguns aspectos, o kritossauro era semelhante ao seu parente, o hadrossauro. O kritossauro era um das maiores dos hidrossaurídeos e podia atingir peso de até 3 toneladas e altura de cerca de 2,70 metros nas ancas. A cauda longa e pesada dava a esse herbívoro equilíbrio quando ele caminhava sobre duas patas (bípede). Seus pés traseiros tinham três grandes dedos que se encerravam em cascos sem gume, como os dos elefantes. As patas dianteiras eram pequenas e raramente usadas para caminhar. O animal pode tê-las usado para recolher alimentos ou preparar ninhos.
O crânio do kritossauro era longo e esguio, com um rosto largo e plano que se assemelhava ao focinho de um pato. A crista óssea diante dos olhos pode ter servido para propiciar uma maior cavidade nasal e um melhor faro, característica incomum em um réptil.
O kritossauro dispunha de centenas de dentes para trituração, dispostos em fileiras cerradas, que ajudavam a esmagar as plantas duras que comia. Para recolher comida, ele provavelmente se postava sobre suas altas patas traseiras e usava a pesada cauda como um tripé. Dessa forma, tornava-se capaz de alcançar o topo das árvores e de recolher folhas e ramos. 
Como outros dinossauros dotados de bicos, o kritossauro vivia em rebanhos e protegia os animais jovens contra predadores gigantes como o tiranossauro e o albertossauro. O kritossauro vivia no oeste da América do Norte, de Montana ao Novo México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário