quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Estrutiomimo

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Ornithomimidae.
Localização: América do Norte.
Comprimento: 4 metros.
O estrutiomimo ("imitador de avestruz") é o mais conhecido de todos os ornitomímicos. Um esqueleto completo, atualmente em exibição no Museu Americano de História Natural, foi recolhido na formação do rio Judith, em Alberta. O nome aponta para a semelhança entre o seu esqueleto e o do moderno Struthio (avestruz).
Como outros ornitomímicos, ele tinha um crânio pequeno (apenas 25 centímetros de comprimento) e de construção leve, era desprovido de dentes e possuía um bico ósseo. Os olhos eram grandes e o pescoço esguio. Da mesma maneira que os pássaros modernos, os ossos do pescoço eram unidos de forma sólida (fundidos) aos ossos da espinha (vértebra). As costas eram rígidas para sustentar o peso do corpo, os braços e o pescoço longos.
Os braços eram esguios, com mãos de três dedos. O dedo interno era ligeiramente mais curto que os demais. As garras nas pontas dos dedos eram retas e provavelmente não eram usadas para agarrar presas. As patas traseiras e os ossos superiores do pé eram longos, como a cauda. As mãos e braços se assemelhavam aos do bicho preguiça, que usa os braços para agarrar galhos de árvore. Devido a disso, alguns cientistas acreditam que o estrutiomimo pode ter sido um herbívoro que usava os braços para conduzir os galhos ao alcance de seu bico. Mas esse dinossauro também pode ter sido onívoro e comido plantas e pequenos animais que conseguisse apanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário