quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Panoplossauro

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Thyreophora, Nodosauridae.
Localização: América do Norte (Canadá, Estados Unidos).
Comprimento: 7 metros.
Panoplosaurus mirus
Brian Franczak
Panoplosaurus mirus
O panoplossauro é conhecido com base em apenas dois esqueletos parciais, um dos quais preserva parte da blindagem em sua forma original. O esqueleto demonstrou que o panoplossauro era incomum entre os nodossaurídeos por não apresentar esporões laterais no pescoço.
Não se sabe de que maneira um panoplossauro conseguia se defender contra um daspletossauro faminto.Talvez a blindagem que cobria o resto de seu corpo impedisse o predador de tentar ataques, ou talvez o panoplossauro usasse sua cauda como arma contra o predador.
O panoplossauro parece ter forte parentesco com o edmontonia. Ambos viveram na mesma época e tinham grandes placas no pescoço, além de placas menores dotadas de cristas em seu corpo e cauda. As cabeças eram semelhantes e ambos tinham grandes placas fundidas (unidas) na superfície de seus crânios. Para fins de proteção adicional, esses dois dinossauros tinham grandes placas ovais cobrindo as bochechas. O nome do panoplossauro significa "réptil bem blindado". Os dentes desse dinosssauroeram pequenos para um nodossaurídeo e sua dieta era formada por plantas macias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário