quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Cetiossauro

Período: Jurássico Médio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Sauropodomorpha, Cetiosauridae.
Localização: Europa (Inglaterra), África (Marrocos).
Comprimento: 18 metros.
O cetiossauro era um saurópode pesado, bastante parecido com o diplodoco e o apatossauro, que podem ser seus descendentes. Trata-se do mais conhecido saurópode da Inglaterra, o país em que os dinossauros foram primeiramente estudados. Apenas os membros, a pélvis e a maior parte da cauda são conhecidos. As vértebras são maciças e não contam com bolsões de ar que reduzem seu peso, como se vê em outros saurópodes. Como as pernas de outros saurópodes, as do cetiossauro se assemelhavam a pilares, e sua cauda era longa e pesada. Trata-se de um dos mais primitivos saurópodes. 
O cetiossauro foi descrito em 1841, o primeiro saurópode a ser descrito. O cetiossauro, que significa "réptil monstro" ou "réptil baleia", foi o maior animal terrestre conhecido de sua era, muito maior que o iguanodonte e outros répteis pré-históricos. Ele tinha tamanho semelhante ao das grandes baleias do Atlântico Norte. Inicialmente acreditava-se que o cetiossauro fosse um crocodilo, e mais tarde ele foi confundido com um dinossauro do início do período cretáceo.
Alguns paleontologistas acreditam que outro saurópode britânico, o cetiosaurisco, pertença a esse genus. Os ossos da cauda do cetiosaurisco se assemelham aos do diplodoco. Se for verdade, existe uma relação estreita entre as famílias dos cetiossaurídeos e dos diplódocos. Isso demonstraria conexão entre os dinossauros do Marrocos, da Inglaterra e da América do Norte, durante o período jurássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário