Período: Triássico tardio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Sauropodomorpha, Melanorosauridae.
Localização: África (África do Sul).
Comprimento: 10 metros.
O euskelossauro era um protossaurópode gigante. Infelizmente, não dispomos de um esqueleto completo - apenas de vértebras e ossos dos membros. Foi Thomas Huxley, em 1866, quem lhe deu esse nome, que quer dizer "réptil de bons membros".
O euskelossauro tinha patas imensas. O comprimento dos membros, a construção maciça e o tamanho do apoio do dinossauro sustentam a idéia de que o euskelossauro estava entre os protossaurópodes mais parecidos com os saurópodes. Era um animal imenso que caminhava sobre quatro patas (quadrúpede).
Seu fêmur tinha um eixo curvo. Jacques van Heerden sugeriu que essa curva significava que as pernas do euskelossauro formavam um arco. Se ele estiver correto, isso seria incomum entre os dinossauros, já que as coxas de todos os demais dinossauros ficam diretamente sob seus corpos.
Os hábitos do euskelossauro continuam a ser um mistério porque a cabeça, as mãos e os pés do animal são desconhecidos. Com base nas partes do esqueleto de que dispomos, ele parece ter sido um grande e lento herbívoro semelhante ao apatossauro. No entanto, não saberemos ao certo até que os cientistas descubram mais fósseis desse dinossauro.