quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Arrinocertope

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Marginocephalia, Ceratopsidae.
Localização: América do Norte (Canadá).
Comprimento: 6 metros.

Arrhinoceratops brachyops

Brian Franczak
Arrhinoceratops brachyops

O arrinocerátopo é um raro ceratópsio conhecido por apenas um crânio, desprovido de mandíbula inferior. Esse espécime único foi localizado em 1923 à margem do rio Red Deer, na província de Alberta, Canadá, por uma expedição da Universidade de Toronto. William Parks deu a essedinossauro o nome Arrhinoceratops brachyops, que significa "rosto sem chifre no nariz", em 1925. No entanto, o nome é incorreto pois o arrinocerátopo dispõe de um chifre nasal curto e sem ponta. 

Arrhinoceratops brachyops skull

Real Museu de Ontário
Crânio de um Arrhinoceratops brachyops

O arrinocerátopo tinha um rosto largo, curto e profundo, com grandes narinas. Os dois chifres eram moderadamente longos, bastante pontudos e curvados para frente. O folho (escudo ósseo) do pescoço era largo, com pequenas fenestras (aberturas) ovais, e arredondado. Boa parte do crânio do arrinocerátopo estava ligeiramente esmagada e distorcida, o que tornou difícil compreender o padrão dos ossos cranianos. Os paleontologistas não sabem que aparência tinha o restante do corpo do animal. 
O arrinocerátopo viveu na mesma época que seu parente próximo, o anchicerátopo. Também era parente do torossauro, do chasmossauro, do pentacerátopo e do tricerátopo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário