quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Paquicefalossauro

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Marginocephalia, Pachycephalosauridae.
Localização: América do Norte (Estados Unidos).
Comprimento: estimado em 4,5 metros.
Pachycephalosaurus
Museu Canadense da Natureza
O paquicefalossauro, dinossauro com crânio em domo
O maior dos paquicefalossaurídeos era o paquicefalossauro. Localizado inicialmente em rochas do cretáceo tardio em Montana, o paquicefalossauro foi nomeado e descrito por Barnum Brown e Eric Schlaikjer. O paquicefalossauro é conhecido apenas com base em alguns topos arredondados de crânio e em um crânio quase completo. Como indica seu nome, que significa "réptil de cabeça espessa", o topo do crânio era muito espesso. Alguns exemplares tinham quase 22 centímetros. Ao contrário de outros paquicefalossaurídeos, o focinho era saltado, semelhante ao de um porco. O topo do domo era liso, assim como no prenocéfalo e noestegoceras.
A parte de trás do domo do paquicefalossauro e o topo de seu focinho eram recobertos de esporões e de pequenos chifres. Os dentes eram simples lâminas triangulares, e o animal comia plantas macias.
A exemplo de parentes próximos como o prenocéfalo, o estegoceras e o stygimoloch, o paquicefalossauro provavelmente usava seu crânio em domo para disputas de cabeçadas. O topo espesso do crânio protegia o cérebro do animal contra danos. Os machos protegiam seus territórios e suas fêmeas por meio desse comportamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário