quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Bactrossauro

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Ornithopoda, Hadrosauridae.
Localização: Ásia (República Popular da China).
Comprimento: 6 metros.
Bactosaurus johnsoni
Brian Franczak
Bactosaurus johnsoni
Pouco se sabe sobre os mais antigos hadrossaurídeos (dinossauros dotados de bicos). Os mais conhecidos são o gilmoreossauro e o bactrossauro, que foram localizados no deserto de Gobi, na República Popular da China. As rochas nas quais esses hadrossaurídeos foram encontrados datam pelo menos do período cretáceo tardio, mas podem ser ainda posteriores. Novas pesquisas de laboratório sobre esse campo estão em curso na China, no Canadá e nos Estados Unidos, e fornecerão mais informações.
O bactrossauro (réptil da Báctria) é conhecido com base em muitos crânios e porções de esqueletos, mas não foi localizado um esqueleto completo. Muitos desses ossos pertenciam a animais jovens, talvez apenas saídos do ovo, enquanto outros provieram de adultos de pequeno porte. A pélvis, os membros e a maior parte das porções importantes da cabeça, incluindo as mandíbulas e dentes, são conhecidos. 
Por muito tempo os cientistas acreditavam que o bactrossauro se diferenciava de todos os hadrossaurídeos lambeossaurinos por não dispor de uma crista. Isso teria feito dele um lambeossaurino incomum. Mas trabalhos recentes com o bactrossauro e o gilmoreossauro enfim separaram os ossos pertencentes a cada animal, o que ajudou a identificar partes de uma crista, semelhante à encontrada no parassaurolofo, um parente próximo. 

Um comentário: