quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Chasmossauro

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Marginocephalia, Ceratopsidae.
Localização: América do Norte (Canadá).
Comprimento: 5 metros.
Dromaeosaurus finds a carcass of Chasmosaurus
Museu Canadense da Natureza
Um dromeossauro carniceiro encontra a carcaça de um chasmossauro
O primeiro fóssil de chasmossauro encontrado era o de uma parte do folho (escudo ósseo) do pescoço. Foi localizado por Lawrence Lambe em 1898, à margem do rio Red Deer, em Alberta, Canadá. Lambe inicialmente acreditava que o fóssil pertencesse ao genus monoclônio, de modo que o nomeou Monoclonius belli. Mais tarde, em 1914, depois que um crânio mais completo foi encontrado por Charles Sternberg, Lambe compreendeu que o achado original era uma nova espécie de ceratópsio e deu a ela o nome de Chasmosaurus belli.
O chasmossauro tinha um folho muito longo, com enormes fenestras (aberturas) em sua superfície. O contorno do folho mostra um recorte que lhe dá um formato de coração, quando visto de cima. São as enormes, ou "cavernosas" fenestras que justificam o nome do animal, que significa "réptil de fenda no crânio".
O chasmossauro tinha um chifre curto no nariz e chifres de comprimento variável no topo da cabeça (algumas espécies tinham chifres longos e outras tinham chifres curtos). Um espécime recolhido por Sternberg trazia impressões da pele do chasmossauro. Essas impressões mostram que a pele áspera do chasmossauro tinha grandes tubérculos (ou calombos) circulares, em fileiras espaçadas regularmente, com muitos tubérculos menores entre eles.
Os parentes mais próximos do chasmossauro eram o anquicerátopo, oarrinocerátopo, o torossauro, o tricerátopo e o pentacerátopo. O chasmossauro era provavelmente o mais antigo e o menor de todos os ceratópsios chasmossaurinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário