quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dromeossauro

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Dromaeosauridae.
Localização: América do Norte (Canadá, Estados Unidos).
Comprimento: 1,8 metro.
Dromaeosaurus albertensis
Brian Franczak
Dromaeosaurus albertensis
Em 1914, Barnum Brown, do Museu Americano de História Natural, encontrou um crânio de 23 centímetros de comprimento e alguns ossos do pé de um dinossauro na formação do rio Judith, em Alberta, Canadá. O fóssil recebeu o nome dromeossauro, ou "réptil corredor". Depois disso, o genus passou a receber referências em diversas publicações, embora pouco se soubesse sobre ele.
Em 1969, o crânio e os ossos do pé receberam nova descrição. No processo, fora percebidas certas semelhanças importantes com odeinonico.Tanto o dromeossauro quanto o deinonico eram terópodes de pequeno porte com grandes crânios. Os crânios eram semelhantes e ambos os gêneros tinham garras em forma de foice no segundo dedo do pé. O dromeossauro e o deinonico foram colocados na mesma família, a dos dromeossaurídeos. Outros membros da família são o velociraptor e o hulsanpes.
Não se sabe muito sobre o dromeossauro porque o único espécime é incompleto. Dentes que podem pertencer a ele foram encontrados em diversos Estados do oeste dos Estados Unidos e em Alberta, o que indica que o animal viveu nessas áreas. Tratava-se de um terópode raro, ou ao menos de preservação rara. Os cientistas esperam que espécimes melhores venham a ser localizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário