quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Parassaurolofo

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Ornithopoda, Hadrosauridae.
Localização: América do Norte (Canadá, Estados Unidos).
Comprimento: 10 metros.
O parassaurolofo era um dinossauro de aparência interessante: do pescoço para baixo parecia normal, mas ele emitia um som profundo e vibrante, semelhante ao de uma trombeta. 
O parassaurolofo é um dos muitos hadrossaurídeos do período cretáceo tardio na América do Norte. Seu nome significa "paralelo ao saurolofo" e se refere às semelhanças entre as cristas desses dois dinossauros dotados de bicos. No entanto, a crista do saurolofo era de osso sólido e a do parassaurolofo era oca. O espaço oco na crista do parassaurolofo atingia as narinas e se estendia para baixo, até se conectar com a parte de trás da garganta. A crista era como a cavidade nasal do animal, transferida ao topo de sua cabeça. 
A crista, também vista em outros hadrossaurídeos lambeossaurinos, atraiu muita atenção. Inicialmente, os paleontologistas acreditavam que ela fosse usada sob a água, talvez como tubo de respiração ou espaço para armazenar ar adicional (outras sugestões incluíam espaço adicional para permitir faro mais apurado ou área de resfriamento do cérebro). Atualmente, acredita-se que a função da crista se relacionasse ao comportamento social dos hadrossaurídeos. Devido à sua forma e tamanho, as cristas podem ter tido fins decorativos e ajudado outros membros da espécie a identificar o animal, além de demonstrar a idade e o sexo desse dinossauro.
Além disso, como a crista era oca e conectada aos pulmões, podia servir como câmara de ressonância. Os sons teriam sido produzidos por um órgão vocal ou caixa de voz e "empurrados" pela crista, o que resultaria em uma espécie de buzina grave. Os animais podem ter usado esses sons para se comunicar. Os lambeossaurinos devem ter usado suas "vozes" para se anunciar, lançar alertas aos seus filhotes e desafiar outros animais que invadissem seus territórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário