quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Acrocantossauro

Período: início do Cretáceo.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Megalosauridae.
Localização: América do Norte.
Comprimento: 7,5 metros.
Acrocanthosaurus atokensis
Brian Franczak
Acrocanthosaurus atokensis
Até recentemente, o acrocantossauro não era bem conhecido. Esse dinossauro tinha algumas características muito semelhantes às de outros dinossauros carnívoros: cabeça grande, patas traseiras fortes, e uma longa e esguia cauda que equilibrava o corpo do animal durante uma corrida. Mas o acrocantossauro tinha uma característica que o tornava muito diferente: uma alta "vela" localizada ao longo de seu pescoço, dorso e cauda. A vela era formada por protuberâncias longas dos ossos da coluna vertebral. Algumas dessas protuberâncias chegavam a atingir comprimento de 30 centímetros. No caso do tiranossauro, as protuberâncias têm metade desse comprimento.
Os cientistas debatem quanto à finalidade da vela dorsal do acrocantossauro. Alguns acreditam que talvez servisse para liberar calor em dias muito quentes. Outros acreditam que era usada provavelmente para exibição e que ajudava o animal parecer maior quando enfrentasse rivais em disputa de territórios ou de parceiras (em uma analogia ao pêlo arrepiado e costas arqueadas que um gato exibe para parecer maior). 
Não foram localizados esqueletos completos do acrocantossauro. Os paleontologistas conseguiram construir um animal usando partes de três esqueletos (um deles tinha um crânio de cerca de um metro). Um acrocantossauro teria altura de cerca de três metros e peso de cerca de duas a três toneladas.
Cientistas encontraram pegadas, provavelmente deixadas por acrocantossauros, em diversos locais do Texas. Em um desses locais, aparentemente um acrocantossauro estava seguindo um grande saurópode por uma região lodosa (quando as pegadas do saurópode mudavam de direção, as do acrocantossauro também mudavam). Não se sabe o resultado da perseguição, pois o fim da trilha não foi encontrado. 
Houve outros dinossauros carnívoros de espinha alongada na Europa e na África, mas os paleontologistas não sabem como o acrocantossauro estaria relacionado a eles. O altispinax tinha uma vela elevada de quase um metro, e o espinossauro uma vela de cerca de 1,80 metro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário