Período: Cretáceo Tardio.
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Ornithopoda, Hadrosauridae.
Localização: América do Norte (Estados Unidos).
Comprimento: 9 metros.
O esqueleto do hadrossauro (réptil bico de pato) foi o primeiro esqueleto de hadrossaurídeo a ser descoberto. O animal foi nomeado e descrito em 1858 por Joseph Leidy, o pai da paleontologia norte-americana. A maior parte do esqueleto foi localizada em rochas marinhas doperíodo cretáceo tardio no sul do Estado de Nova Jersey, perto de Filadélfia. Ele incluía muitas vértebras, dentes, partes dos membros dianteiros e traseiros e a pélvis.
O hadrossauro foi o primeiro dinossauro a ter seu esqueleto montado. Exemplares montados do dinossauro foram exibidos pela primeira vez na Academia de Ciências Naturais da Filadélfia. Mais tarde, ele foi exibido em Princeton, no museu Smithsonian e no Museu Field-Columbia, em Chicago (hoje Museu Field de História Natural).
Leidy foi o primeiro cientista a compreender que dinossauros herbívoros como o hadrossauro e o iguanodonte não se assemelhavam a grandes lagartos, que caminham de quatro. Em vez disso, eles se moviam eretos; Leidy imaginava que sua postura se assemelhasse à dos cangurus.
O hadrossauro ficava em pé sobre suas patas traseiras. Os membros frontais eram mais curtos que elas. Ele provavelmente dispunha de um bico ósseo para recolher plantas e folhas, e por trás desse bico de um sistema completo de dentes para mastigação.
Por muitos anos, os cientistas tinham pouca idéia da aparência do hadrossauro. Não havia sido localizado um crânio com o resto do esqueleto. Estudos recentes indicam que ele se parecia a hadrossaurídeos de nariz adunco como o gripossauro e o kritossauro, menos conhecido. Ambos tinham um rosto estreito e fundo, com um arco arredondado sobre as narinas (não se sabe se esse arco existia no hadrossauro). Esse focinho arqueado provavelmente era recoberto por pele espessa e, possivelmente, era usado para decoração e para combate. Caso isso proceda, pode ter sido mais proeminente nos machos do que nas fêmeas.
Esses hadrossaurídeos de nariz adunco eram parentes próximos do hadrossauro. Como eram semelhantes, era comum se fazer confusão entre eles. O hadrossauro provavelmente viveu apenas no leste dos Estados Unidos. O aralossauro, do Cazaquistão, também era parente próximo desses dinossauros de nariz adunco e portadores de bicos.