quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Avacerátopo

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Marginocephalia, Ceratopsidae.
Localização: América do Norte (Estados Unidos).
Comprimento: 2,3 metros.
O Avaceratops lammersi era um pequeno ceratópsio conhecido com base em um único esqueleto encontrado na formação do rio Judith, em Montana, em 1981. Os ossos do avacerátopo estavam espalhados em uma corrente fóssil. Depois de sua morte, o animal foi provavelmente arrastado pela corrente e lançado em um banco de areia. Esse pequenodinossauro recebeu seu nome do paleontologista Peter Dodson, em homenagem a Ava Cole, cujo marido Eddy descobriu o esqueleto. A espécie leva o nome da família Lammers, proprietária do rancho em que o fóssil foi localizado. O esqueleto está em exibição na Academia de Ciências Naturais de Filadélfia.
O avacerátopo tinha apenas 2,3 metros de comprimento e alguns paleontologistas acreditam que o exemplar represente um animal jovem. Outros acreditam que fosse um adulto e que tivesse pequeno porte. O avacerátopo era apenas ligeiramente maior que o protocerátopo e tinha corpo pesado, semelhante ao de seus parentes ceratópsios de maior porte. Infelizmente, faltam muitos pedaços do esqueleto.
O avacerátopo tinha um focinho curto e profundo, e uma espessa e poderosa mandíbula inferior. O folho (escudo ósseo) do pescoço parece ter sido sólido.Como o topo do crânio está faltando, não se sabe que tipo de chifre ele portava, ou se tinha algum. A maior parte de seus parentes mais próximos, como o centrossauro, o styracossauro e o braquicerátopo, tinha um grande chifre nasal e não portava chifres no topo da cabeça, por isso o avacerátopo pode ter sido semelhante.
Devido ao seu pequeno tamanho, o avacerátopo provavelmente comia vegetação rasteira, constituída basicamente de angiospermas. Muitos outros animais viviam na mesma época que ele, entre os quais hadrossauros, paquicefalossauros, anquilossauros, hipsilofodontes, dromeossauros, crocodilianos, tartarugas, champossauros e pequenos mamíferos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário