quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Carnotauro

Período: início do Cretáceo.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Abelisauridae.
Localização: América do Sul (Argentina).
Comprimento: 6,5 metros.
Carnotaurus sastrei
Brian Franczak
Carnotaurus sastrei
Este genus recentemente descrito era um terópode incomum. O carnotauro, cujo nome significa "touro carnívoro", é conhecido com base em um único esqueleto completo que apresenta impressões de pele por sobre boa parte do crânio e do corpo. O esqueleto estava bem preservado porque foi encontrado em uma concreção (um pedaço de rocha mais duro que a rocha que o cerca), capaz de proteger os ossos e impressões de pele. O fóssil foi encontrado em rochas do início do período cretáceo, na região da Patagônia, Argentina.
O crânio dispunha de robustos chifres posicionados por sobre as pequenas órbitas oculares. Os dentes serrilhados e afiados como lâminas se assemelhavam aos dos demais terópodes. Os braços do carnotauro eram curtos para o tamanho de seu corpo, mas, ao contrário do tiranossauro, que ostentava ossos finos nos braços, o carnotauro tinha braços robustos. O comprimento dos braços era tão pequeno que as mãos pareciam presas ao osso do antebraço (úmero). Os ossos das costas e cauda (vértebras) também eram incomuns. 
A característica mais interessante do animal era sua pele, pois impressões de pele em terópodes são raras. É mais comum encontrar impressões de pele nos hadrossaurídeos (dinossauros com bico de pato). As impressões de pele do carnotauro demonstram que sua pele era composta de muitas escamas em forma de disco, com escamas maiores, em forma semicircular, ao longo dos flancos. Como a pele de todos os dinossauros conhecidos, essa escamas não se sobrepunham, o contrário do que acontece com alguns lagartos e cobras.
O carnotauro e outros dinossauros sul-americanos do cretáceo eram muito diferentes dos animais de outras partes do mundo, mesmo dos da América do Norte. Esse grupo de animais sustenta a teoria de que, no cretáceo, a América do Sul estava isolada dos demais continentes, de modo que seus animais evoluíram de maneira diferenciada. Os incomuns e instigantes dinossauros sul-americanos do cretáceo estão apenas começando a ser pesquisados e revelarão muita informação no futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário