quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Garudimimo

Período: Cretáceo Tardio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Ornithomimidae.
Localização: Ásia (Mongólia).
Comprimento: 3,6 metros.
Garudimimus brevipes
Brian Franczak
Garudimimus brevipes
O Garudimimus brevipes foi um dos muitos dinossauros encontrados pelas Expedições Paleontológicas Conjuntas Mongólia-União Soviética nos anos 70. Seu nome faz referência ao pássaro garuda, da mitologia hinduísta, e significa "imitador do garuda de pés curtos".
Tratava-se de um ornitomímico primitivo. Ainda que seu crânio desprovido de dentes se assemelhasse aos dos demais ornitomímicos, ele tinha uma crista curta, semelhante a um chifre, no topo do focinho. A pélvis e os pés dos garudimimos não eram tão bem adaptados à corrida quanto os de seus descendentes. O pé ainda contava com um primeiro dedo pequeno, que desapareceu em ornitomímicos posteriores. O garudimimo foi classificado em família própria, a Garudimimidae. Mas muitos paleontologistas acreditam que ele deveria continuar a ser classificado como parte da família Ornithomimidae.
A despeito das diferenças em relação a parentes posteriores, os pontos de semelhança também eram muitos. O animal era um herbívoro bípede(caminhava sobre duas patas). Suas mãos não eram capazes de agarrar e, por isso, ele deve tê-las usado para escavar em busca de alimentos.
Em 1984, paleontologistas descreveram um ornitomímico mongol ainda mais primitivo, o Harpymimus okladnikovi. Todos os demais ornitomímicos eram desprovidos de dentes, mas o harpimimo dispunha de dentes muito pequenos na porção frontal do focinho, algo que os ornitomímicos posteriores não exibiam. Ainda que tenham classificado o animal em uma nova família, a dos harpimimos, ele também deve ser classificado como ornitomímico. Devido a esses dois ornitomímicos primitivos importantes, a Mongólia se tornou área importante de estudos sobre as origens dessa família de terópodes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário