quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Troodonte

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Troodontidae.
Localização: América do Norte (Canadá, Estados Unidos).
Comprimento: 2,4 metros.

Troodon

Museu Canadense da Natureza
Troodon formosus 
O troodonte foi descrito em 1856 por Joseph Leidy, com base em um único e pequeno dente. Foi um dos primeiros dinossauros norte-americanos a serem descritos. No entanto, o dente foi inicialmente identificado como pertencente a um lagarto. Apenas em 1901 foi constatado que se tratava de um dente de dinossauro.
Nos primeiros dias da paleontologia, era comum nomear um dinossauro com base apenas em dentes, mas esses nomes eram freqüentemente descartados quando os cientistas não conseguiam identificar a que dinossauro um dente pertencia mesmo que houvesse um crânio completo com dentes para comparação. Apesar disso, o nome troodonte foi mantido porque o dente era bastante incomum.
O troodonte foi classificado como parte da família dos troodontídeos em 1948. Depois, em 1983, Jack Horner encontrou a mandíbula inferior de um pequeno terópode com o mesmo tipo de dente. Essa mandíbula provou que o troodonte era um terópode. Também foi descoberto que nem todos os dentes do troodonte se assemelhavam - a forma do dente dependia de sua posição na mandíbula. Essa mandíbula mostrava também que o animal conhecido como estenicossauro era, na verdade, o troodonte. Um parente próximo do troodonte é o saurornitóide.
Atualmente, o troodonte é conhecido com base em diversos crânios eesqueletos parciais. Esses crânios demonstram que ele tinha um cérebro grande para o seu tamanho e, provavelmente, o mais desenvolvido entre os dinossauros. Seus olhos eram grandes e ocupavam grande parte do crânio. Cada lado da mandíbula inferior tinha 35 dentes - mais do que em qualquer outro terópode.
As mãos tinham dedos finos e o dedo interior terminava em uma grande e fina garra muito aguçada. O pé se assemelhava ao dos dromeossaurídeos, com uma grande garra no segundo dedo. A garra era usada para atacar presas e rasgar suas peles, no entanto, ficava em posição mais alta no pé e era menor que a garra de um dromeossaurídeo. A garra no primeiro dedo da mão do troodonte era bem maior que a maior garra de seu pé. Também como os dromeossaurídeos, a parte posterior da cauda era rígida. Os dromeossaurídeos podem ter sido ancestrais dos troodontídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário