Período: Jurássico Tardio.
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Thyreophora, Stegosauridae.
Localização: Ásia (República Popular da China).
Comprimento: 6 metros.

Brian Franczak
Tuojiangosaurus multispinus
Imagine-se no período jurássico tardio. As margens de uma lenta correnteza abrigam densa vegetação rasteira assemelhada a samambaias, e araucárias altas podem ser vistas ao fundo. Um bando de pterossauros barulhentos passa voando. Um som distante de passos lentos e pesados vai se intensificando. Um animal robusto, do porte de um rinoceronte, com uma combinação colorida de placas e esporões em seu dorso se aproxima. A intervalos de alguns segundos, ele arranca e saboreia uma suculenta cicádea ou samambaia com o seu bico ósseo pontudo, e continua a caminhar, esmagando outras plantas. Sua cabeça está próxima ao chão, onde a vegetação mais espessa se concentra. Para um corpo assim grande, com peso superior a 1.100 quilos, é uma cabeça pequena. O dorso se curva por sobre quadris que ficam em altura superior à de um homem. Muitas placas triangulares duplas e coloridas dão a impressão de que a curvatura do perfil do animal é ainda maior. No fim de sua cauda, pode-se ver quatro esporões afiados.
A vida lenta e pacífica do tuojiangossauro era ocasionalmente interrompida por batalhas com predadores como o yangchuanossauro ou o szechuanossauro. O animal também lutava contra outros tuojiangossauros para conquistar fêmeas.
Estegossauros como o tuojiangossauro talvez não saíssem do ovo portando esporões ósseos e placas. A blindagem possivelmente se desenvolvia lentamente e passava a crescer mais rápido quando o animal atingia a maturidade. Diferentes gêneros e espécies provavelmente ofereciam arranjos distintos de placas e esporões. Isso pode ter ajudado animais de uma mesma espécie a se reconhecerem.
O Tuojiangosaurus multispinus provavelmente dispunha de 17 pares de placas estreitas, espessas e pontudas. Os dois últimos pares eram os esporões cônicos da cauda. As placas eram baixas e bulbosas no pescoço e aumentavam de altura ao longo do dorso e no caminho dos quadris, voltando a encurtar na cauda. Também havia um grande esporão sobre cada ombro.
Os fósseis de dois tuojiangossauros foram descobertos na metade dos anos 70 em escavações em Wujiaba, na Formação Shangshaximiao, perto do Tuojiang, um rio da bacia de Sichuan. Um animal, o primeiro esqueleto de estegossauro quase completo a ser encontrado na China, foi montado no começo de 1977. O outro espécime é apenas um conjunto de cinco vértebras. O esqueleto de um terceiro animal foi descoberto posteriormente mas ainda não foi preparado.
Os dinossauros herbívoros da mesma era do tuojiangossauro incluíam seus primos chialingossauro e chunkingossauro, ambos também estegossauros; os saurópodes omeissauro e mamenchissauro; e os pequenos ornitópodes gongbussauro e yandussauro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário