Ordem, subordem, família: Ornithischia, Thyreophora, Ankylosauridae.
Localização: Ásia (Mongólia).
Comprimento: Estimado em 6 metros.
Galeria de imagens de dinossauros (em inglês)

Brian Franczak
Shamosaurus scutatus
O shamossauro é um dos mais antigos anquilossaurídeos conhecidos. Viveu quase na mesma época em que o nodossaurídeo sauropelta.
Pouco se conhece sobre o shamossauro além de dois crânios, um dos quais foi encontrado com duas coleiras dotadas de blindagem óssea. Os crânios eram baixos e tinham a parte de trás larga. Vistos de cima, assemelhavam-se a triângulos. Placas de blindagem cobriam a superfície externa do crânio, mas estavam fundidas a ponto de não permitir que padrões fossem distinguidos. Cada placa parece um pequeno calombo, o que dá à pele uma aparência áspera. Grandes esporões se fundiam às laterais do crânio. Também havia blindagem fundida à superfície externa da mandíbula inferior.
O bico do shamossauro era estreito. Esse dinossauro provavelmente era seletivo quanto às plantas que comia. Seus dentes não são bem conhecidos, mas provavelmente eram pequenos e tinham o tamanho de folhas, e eram feitos para comer plantas macias. Não se sabe que aparência tinha o resto do corpo do animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário