Ordem, subordem, família: Ornithischia, Ornithopoda, Hadrosauridae.
Localização: América do Norte (Canadá, Estados Unidos).
Comprimento: 9 metros.
Galeria de imagens de dinossauros (em inglês)

Real Museu de Ontário
Esqueleto do prossaurolofo no Museu Real de Ontário
O prossaurolofo era um dos dinossauros de bico mais comuns no período cretáceo tardio norte-americano. Foi descoberto, nomeado e descrito por Barnum Brown, do Museu Americano de História Natural, em 1916.
O prossaurolofo provavelmente caminhava e corria sobre suas robustas e fortes patas traseiras. Em repouso, apoiava-se também sobre as patas dianteiras, de construção menos robusta. O animal usava as patas dianteiras principalmente para agarrar e puxar galhos, folhas e frutos. As fêmeas podem ter usado as patas dianteiras para construir ninhos.
A cabeça do prossaurolofo era semelhante à dos demais hadrossaurídeos. O animal tinha muitos dentes, com até 50 em cada mandíbula. O animal também tinha até 250 dentes de substituição em cada mandíbula, sob o dente superior. Os dentes abaixo substituíam os dentes de mastigação, quando necessário.
O focinho do parassaurolofo se assemelhava bastante ao de um pato. A beirada do bico tinha revestimento forte para arrancar folhagens e outros alimentos. A parte mais incomum do crânio era o largo e sólido calombo sobre os olhos. O calombo pode ter servido para distinguir machos de fêmeas, e também um animal do outro.
O prossaurolofo, cujo nome significa "antes do saurolofo", era parente próximo dos saurolofos de crista mais longa. O edmontossauro e oshantungossauro eram parentes mais distantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário