Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Marginocephalia, Pachycephalosauridae.
Localização: Ásia (Mongólia).
Comprimento: 2 metros.
Prenocephale prenes
Brian Franczak
Prenocephale prenes
Um crânio quase completo e a maior parte do esqueleto de um prenocéfalo foram localizados. Esses fósseis estavam bem preservados e são alguns dos melhores materiais já localizados sobre dinossauros. O material foi recolhido durante as expedições conjuntas da Polônia e Mongólia ao deserto de Gobi. O animal foi nomeado e descrito em 1974.
O nome prenocéfalo quer dizer "cabeça curva", em referência ao grande crânio em forma de domo. O domo era alto e arredondado na porção que recobria a caixa cerebral. O domo era tão grande que recuava até o folho na parte de trás do crânio. O animal tinha muitos calombos e cristas ósseas na superfície do domo, rosto e bochechas. Os ossos do crânio eram reforçados e fundidos de forma bem estreita.
É possível que a visão do prenocéfalo fosse excelente pois suas aberturas oculares eram grandes. Os dentes eram simples e ele era um herbívoro que provavelmente se alimentava de folhas macias ou de frutas. Também é provável que comesse insetos, se conseguisse apanhá-los.
Como seus parentes estegoceras e paquicefalossauro, o prenocéfaloprovavelmente usava seu domo para disputas de cabeçadas. A espessa cobertura craniana protegia o cérebro contra danos em caso de colisões fortes.