Período: Jurássico Médio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, desconehcida.
Localização: Ásia (República Popular da China).
Comprimento: 2 metros.
Apenas o membro frontal e seis vértebras desse dinossauro foram localizados, mas eles eram tão diferentes dos demais terópodes que, em 1984, o paleontologista chinês Dong Zhiming batizou novos genus e espécie para enquadrá-los: Xuanhanosaurus qilixiaensis.
Batizados em função do condado de Xuanhan, na bacia de Sichuan, onde os componentes foram localizados, esse terópode viveu na mesma época que outro terópode mais conhecido, o gasossauro, bem como na era do huyangossauro, um estegossauro, e dos saurópodes shunossauro e datoussauro. Dong inicialmente classificou o xuanhanossauro como parte da família dos megalossaurídeos, mas os paleontologistas acreditam agora que o animal requer família própria.
O braço do xuanhanossauro tem comprimento semelhante ao do alossauro, um terópode posterior, mas sua construção é mais robusta. Os primeiros dois dedos eram largos e espessos, e apresentavam garras proeminentes. O terceiro dedo era esguio e provavelmente também tinha garra, ainda que ela não tenha sido encontrada com o esqueleto. Um quarto dedo era apenas um único osso de pequeno porte, provavelmente incorporado à palma da mão e pouco visível no animal vivo. A mão do xuanhanossauro não era capaz de agarrar. Os ossos dos ombros e da caixa torácica eram grandes, o que sugere que o animal ocasionalmente usava as patas dianteiras para caminhar. 
Os cientistas esperam encontrar mais fósseis do xuanhanossauro de modo que haja mais informações com as quais estudá-lo. Mais fósseis também poderiam oferecer mais pistas quanto à família em que esse incomum dinossauro se enquadraria.