Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Ornithopoda, Hadrosauridae.
Localização: Ásia (China).
Comprimento: 16 metros.
Shantungosaurus giganteus
Brian Franczak
Shantungosaurus giganteus
O shantungossauro talvez tenha sido o maior dos hadrossaurídeos. Ele superava em tamanho alguns dos saurópodes menores. Nomeado e descrito em 1973, o shantungossauro é conhecido com base em muitos ossosdesarticulados, localizados na província de Shandong (ou Shantung, como também é chamada), China.
O shantungossauro era um hadrossaurídeo de cabeça chata, bastante parecido com seu parente norte-americano, o edmontossauro. O crânio era relativamente longo, com focinho e mandíbulas compridos. As mandíbulas tinham muitas fileiras de dentes, e cada uma delas abrigava até 63 posições de dentes, com até seis dentes em cada uma. Esse provavelmente é o maior número de dentes visto em qualquer dinossauro.
Em torno das narinas, havia um grande buraco no qual provavelmente ficava um "saco" feito de carne. O animal talvez inflasse esse saco para produzir sons ou atrair parceiras para acasalamento. Também pode tê-lo usado para defender seu território.
O "réptil de Shantung" tinha ossos muito robustos nas patas traseiras e precisava deles para sustentar seu grande tamanho. O shantungossauro provavelmente caminhava sobre as quatro patas, mesmo quando tentava escapar de seu inimigo, o tarbossauro.