quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Saurornitóide

Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Saurischia, Theropoda, Troodontidae.
Localização: Ásia (Mongólia).
Comprimento: 2 metros.
Saurornithoides mongoliensis
Brian Franczak
Saurornithoides mongoliensis
Descoberto durante uma expedição do Museu Americano de História Natural, o saurornitóide é um exemplo de dinossauro assemelhado a um pássaro. Ele foi descoberto perto de onde dois outros dinossauros semelhantes a pássaros (velociraptor e oviraptor) foram descobertos.
Esse ágil predador de 27 quilos tinha um focinho longo e esguio e olhos grandes, em órbitas profundas. As patas dianteiras do saurornitóide eram longas para um predador bípede. Em cada mão, ele dispunha de três dedos que terminavam em garras afiadas. Um dedo ficava apontado para baixo, dois dedos maiores ficavam apontados para a frente e o dedo menor não tocava o chão. Esse dedo interno tinha uma garra em forma de foice que podia ser usada como arma. O deinonico, um dinossauro aparentado, também dispunha de uma garra em forma de foice no pé.
Os dentes do saurornitóide diferiam dos do troodonte e do estenonicossauro, seus parentes mais próximos. Os dentes dos animais da família dos troodontídeos tinham grandes raízes redondas e eram serrilhados (como a lâmina de uma faca de filé). O serrilhado dos dentes do saurornitóide ficava apenas de um lado e não havia serrilhado nas pontas.
O nome desse dinossauro significa "réptil semelhante a pássaro". Até mesmo seu estilo de vida pode ter sido parecido com os dos pássaros que não voam atuais. Ele buscava presas, talvez no crepúsculo (ou mesmo à noite). O saurornitóide pode ter preferido pequenos mamíferos, embora provavelmente comesse qualquer presa que pudesse apanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário