Período: Cretáceo Tardio (em inglês).
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Thyreophora, Ankylosauridae.
Localização: Ásia (China, Mongólia).
Comprimento: 4,8 metros.
Pinoacosaurus grangeri
Brian Franczak
Pinacosaurus grangeri
O pinacossauro foi um dos primeiros dinossauros blindados encontrados na Ásia. Uma expedição do Museu Americano de História Natural foi à Mongólia em busca de traços de humanóides primitivos, mas, em vez disso, encontrou ovos e esqueletos de dinossauros.
O pinacossauro deve ter vivido em uma região desértica bastante seca porque quase todos os seus fósseis foram encontrados em depósitos localizados em dunas de areia. Os cientistas não sabem o que o pinacossauro comia, mas diversos outros dinossauros herbívoros foram encontrados nos mesmos depósitos, de modo que algum alimento estava disponível. Recentemente, um grupo de cinco esqueletos jovens de pinacossauro foram encontrados juntos. Provavelmente foram apanhados em uma tempestade de areia e soterrados vivos. 
O crânio do pinacossauro é incomum porque sua superfície não está toda recoberta de placas ósseas. Em vez disso, foram descobertas poucas placas, e de dimensões modestas, cobrindo apenas parte do crânio. Mas, em todos os outros aspectos, o pinacossauro se assemelhava aos demais anquilossaurídeos. Um revestimento de placas ósseas lhe recobria o pescoço, placas cobriam seu corpo e cauda, e esta trazia na ponta uma clava óssea. Exceto por alguns dentes grandes e provenientes de espécie desconhecida encontrados com fósseis de pinacossauros, o único dinossauro predador da área era o pequeno velociraptor, dotado de garras em forma de foice. Mas o pinacossauro não tinha muito com que se preocupar quanto a isso porque poderia matar o adversário com um golpe de sua cauda.
"Syrmossauro" foi um nome utilizado por paleontologistas soviéticos para descrever o pinacossauro.