Período: Jurássico Tardio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Sauropodomorpha, Diplodocidae.
Localização: América do Norte (Estados Unidos).
Comprimento: 30 metros.
Supersaurus vivianae
Brian Franczak
Supersaurus vivianae
Os superssauros mereciam seu nome: "super réptil". Parentes do apatossauro e do diplodoco, esses enormes herbívoros eram raros no período jurássico tardio. O superssauro é conhecido com base em apenas um osso do ombro (o processo coracóide da escápula), cujo comprimento se aproxima dos 2,40 metros. Apenas o processo coracóide da escápula do ultrassauro tem comprimento semelhante ou maior.
Outros ossos da mesma escavação, em Dry Mesa, no sul do Colorado, foram identificados como parte do superssauro. Eles incluem um ísquio (osso da pélvis), um sacro e uma pélvis completa, uma vértebra de cauda separada e uma seção de 12 vértebras de cauda articuladas (encaixadas).
Esse saurópode tinha pelo menos 30 metros de comprimento. Ao esticar o pescoço à procura dos brotos mais tenros no topo das árvores, sua altura poderia atingir 15 metros, quase o equivalente ao quinto andar de um edifício. Os braquiossauros tinham altura máxima de cerca de 12 metros. O tamanho do superssauro é difícil de estimar porque apenas os dois processos coracóides da escápula pertencem definitivamente a esse genus. Os outros ossos não foram identificados positivamente como sendo do superssauro, de modo que não podem ser usados para cálculo de tamanho. 
Os longos ossos dos ombros do superssauro são surpreendentes porque os demais diplodocos têm patas dianteiras curtas e patas traseiras longas, ao contrário dos dinossauros da família braquiossaurídeo (que têm corpo que lembra o da girafa), em que patas dianteiras longas e patas traseiras curtas são típicas. Ao comparar as proporções do processo coracóide da escápula do superssauro às de outros membros da família dos diplodocos (entre os quais o diplodoco e o apatossauro), os cientistas concluíram que esse saurópode gigante batia recordes de comprimento e de massa. Apenas o sismossauro pode ter sido mais longo. 

Como os demais saurópodes gigantes do período jurássico tardio, o superssauro era tão grande que até o maior dos dinossauros predadores, o alossauro, representaria pouca ameaça. Mas os carnívoros estavam sempre prontos a atacar animais doentes ou fracos, ou a separar jovens saurópodes de seus rebanhos.

Os hábitos alimentares dos superssauros eram provavelmente como os de outros saurópodes. Comiam folhas e brotos do topo das árvores e samambaias no solo, e se alimentavam quase constantemente (os adultos deviam comer centenas de quilos de alimento por dia). Gastrólitos (ou "pedras de estômago") podem ter ajudado a moer plantas e folhas no estômago.
O superssauro é um enigma que só poderá ser resolvido com mais escavações em Dry Mesa. Do material lá obtido, já se conhecem mais de 12 dinossauros, cada qual com centenas de ossos. Com tamanha mistura de ossos, muitos anos de escavação e estudo cuidadoso serão necessários para se conhecer completamente a identidade desse dinossauro colossal.