terça-feira, 22 de março de 2011

Bacia hidrográfica

BACIA HIDROGRÁFICA

 
 A maior Bacia Hidrográfica do Mundo é a Amazônica
Três grandes compartimentos do ciclo hidrológico retêm as águas por diferentes tempos: a atmosfera, a superfície terrestre e o sub-solo. Desta forma, as águas circulam constantemente pelo planeta através dos fenômenos de evaporação, condensação e precipitação. 

Em cada um desses "círculos" do ciclo hidrológico as águas permanecem determinado tempo; podem ficar alguns dias na atmosfera, semanas ou anos em solos, rios e lagos, de 100 a 3.000 anos nos oceanos e até por mais de 10.000 anos nas calotas polares e no sub-solo.

A água é também a principal responsável pela forma atual da superfície terrestre, ela desgasta as rochas das regiões montanhosas e, seja como geleiras, rios, cachoeiras, ou corredeiras, transporta continuamente o material resultante deste desgaste para as regiões mais baixas, depositando-as nos vales, várzeas, fundo de lago ou oceano.

O círculo de escoamento superficial onde as águas correm pela superfície terrestre é denominado bacia hidrográfica e em toda bacia o escoamento das águas sempre fluem para seu único ponto de saída, o enxutório.

Os seres vivos também participam do ciclo da água, vegetais e animais constantemente absorvem água do meio ambiente e a devolvem em forma de fezes e urina, além disso, através da respiração e transpiração a água volta ao meio em forma de vapor.

A cobertura vegetal é que protege o solo da ação erosiva de chuvas muito forte ou mesmo de ventos. Quando há desmatamento a enxurrada provoca a erosão, isto é, escava o solo e os barrancos, arranca e transporta terra para os rios, deixando as águas turvas, assoreadas e o solo estéril, porque levam do solo a camada de húmus (de cor escura e rica em sais minerais que dão fertilidade a terra); a água do rio por sua vez, que era para estar límpida e transparente, fica eutrofizada, isto é, de cor escura, com turbidez e rica em sais minerais que alimentam as algas. Em um ecossistema desequilibrado, as algas em floração consomem todo oxigênio disponível, causam gosto e odor na água, mortandade de peixes e também produzem micro-toxinas.

Ultimamente as intervenções humanas no meio ambiente têm negligenciado a relação entre a água e seu entorno natural provocando forte impactos. Em São Paulo a chuva ácida tem pH 4,5 devido a poluição do ar. E o processo de impermeabilização em função do uso e ocupação do solo urbano, como moradias, industria e comércio, asfaltamento de ruas e calçadas, aumentam o fluxo de escoamento superficial, impedem a infiltração e a percolação para os depósitos subterrâneos; além de provocarem enchentes e erosão com o carreamento de resíduos sólidos que assoreiam os corpos d'água.
Sub Bacias Hidrográficas Billings (E) e Guarapiranga (D)
BACIA HIDROGRÁFICA

Uma maneira global de trabalhar a temática da água se relaciona com o conceito de bacias hidrográficas, que são aqueles lugares da superfície terrestre cujas águas superficiais se dirigem a um ponto de confluência.

Cada bacia tem condições específicas de clima, relevo, vegetação, etc., que determinam as condições do ciclo da água. Por sua vez, a gestão de uma bacia hidrográfica é parte de um conceito mais amplo que se denomina de ordenação ambiental do território e que inclui todos os elementos de manejo dos ecossistemas em uma visão integral para o desenvolvimento sustentável.

O critério de manejo de bacias nos leva a trabalhar naquilo que alguns denominam a unidade ecológica menor, onde se realiza o ciclo da água. Por isso, é importante ter claras as múltiplas relações que existem nestas unidades e das quais depende o bom manejo da água e, consequentemente, a possibilidade de relacionarmos adequadamente com a base de vida.
            





    
                                      Bacias Hidrográficas
Podemos definir bacia hidrográfica como sendo a área que, delimitada pelos divisores de água, contribui para o rio.
A bacia hidrográfica abrange uma área na superfície da Terra , onde todas as ações que envolvem os diversos usos de água ou de líquidos provocam seu escoamento para os rios e córregos existentes no fundo do vale.
No Brasil existem diversas bacias hidrográficas importantes, tais como: Amazonas, Paraná, Paraguai, São Francisco, Araguaia, Tocantins, Iguaçu, entre outras. Também no Estado de São Paulo existem diversas bacias hidrográficas, sendo as principais : Tietê, Paraíba do Sul, Ribeira do Iguape, Paranapanema, Grande, entre outras.
                                                                                                             
                                                                                                                                                            Fonte: DAEE



O DAEE é o órgão com a responsabilidade de realizar a gestão da água 
nas bacias hidrográficas do Estado de São Paulo


A água é indispensável para a manutenção dos ecossistemas,
devemos manejá-la de maneira integral !

Nenhum comentário:

Postar um comentário