quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que é antigravidade?

Dos skates voadores de "De Volta para o Futuro" às armas de gravidade de "Half-Life 2", a ficção científica está temperada com tecnologia antigravidade. No mundo real dos estudos revisados por colegas, laboratórios financiados por corporações e relatividade geral, contudo, aantigravidade é um palavrão.
A gravidade, você sem dúvida se lembra, é a força atrativa entre objetos. Ela segura você no planeta e mantém o planeta na órbita em torno do Sol. Como você deve imaginar, a ideia de reduzir, cancelar ou proteger contra esse efeito da gravidade é altamente atraente.
A tecnologia da antigravidade revolucionaria a exploração espacial e a produção de energia. Ela reduziria drasticamente a demanda por energia em viagens e transporte. Mas primeiro teríamos de alterar drasticamente nossa compreensão da física e descobrir como conter a força mais poderosa do Universo.
Como tal, a tecnologia antigravidade se mantém tanto como Santo Graal quanto como bandeira vermelha. Não faltam boatos, teorias da conspiração e relatos de prejuízos à credibilidade no que se refere a essa pesquisa.
Por exemplo, em 1992, o físico russo Evgeny Podkletnov afirmou ter testado com sucesso um dispositivo que protege um objeto da gravidade. O experimento envolveu levitar um disco supercondutor sobre um ímã. De lá pra cá, ninguém - incluindo os pesquisadores da Nasa - foi capaz de replicar esse experimento. Em 2002, pesquisa do conhecido jornalista de aviação Nick Cook sobre uma suposta pesquisa nazista sobre antigravidade não conseguiu convencer os críticos.
Você deve estar começando a ver por que a antigravidade é um assunto tabu. Ou por que a Nasa escolheu previamente pesquisar a antigravidade através de projetos com nomes como Breakthrough Propulsion Physics Project (1996-2002). A Nasa até publicou um livreto intitulado "Respondendo à Antigravidade Mecânica" para ajudar pesquisadores amadores e profissionais que submetiam cerca de 100 ideias por ano envolvendo máquinas que falsamente pareciam criar um efeito antigravidade. 
E para o caso de você estar se perguntando, os voos com gravidade zero a bordo da aeronave modificada C-9, da Nasa, não são exemplos de antigravidade. Tampouco o efeito de levitação alcançado em 2007 peloefeito Casimir, uma força quântica que essencialmente leva objetos a se aproximarem uns dos outros - um rei da nanofricção. A antigravidade, por outro lado, envolve a diminuição dos efeitos do empuxo gravitacional sobre um objeto, e a ciência ainda não chegou lá.
O rei do ilusionismo
Michael Jackson patentou sapatos com sistema de ilusão antigravidade para fazer passo de inclinação do corpo fora de seu eixo
Reprodução / MJJ Productions
O rei do Pop, Michael Jackson, ficou conhecido pelos passos mirobolantes que criava para as coreografias de seus shows. Um deles, a ilusão de inclinação antigravitacional, em que o astro e seus pupilos param no palco inclinados fora do eixo do corpo, é conseguido graças a um sapato especial que Jackson patentou nos EUA. Como o próprio nome do dispositivo diz (Anti-Gravity Lean Illusion), trata-se de puro ilusionismo. O sistema consiste de um sapato com uma espécie de trava no salto que se encaixa em um gancho na superfície do palco, impedindo que o dançarino se esborrache no chão quando inclina o corpo para frente além do seu centro de gravidade.
 
Muitos cientistas acreditam fortemente que a antigravidade não é possível, dado o que conhecemos sobre o Universo e as leis que o governam. Então, por hora, todas aquelas impressionantes engenhocas antigravidade terão de permanecer no reino da ficção científica.
Visite os links da próxima página para saber mais sobre gravidade e tópicos relacionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário