quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Como arremessar um bumerangue e fazê-lo voltar para você?

Qualquer apreciador de bumerangues dirá que a única maneira de fazer boas jogadas é praticar algumas técnicas. Aqui estão as informações básicas para você começar a aperfeiçoar o seu arremesso. Sua primeira tentativa provavelmente acabará no chão, assim como a segunda e a terceira. Então, se o seu bumerangue for um modelo caro feito à mão, é melhor você aprender com um modelo de plástico comprado na loja de brinquedos.

  1. Seu primeiro instinto quando pega um bumerangue é jogar como um Frisbee (disco). Um bumerangue é, fundamentalmente, só uma hélice que não está anexada a nada. Portanto, se você arremessá-lo como a um disco, a força do movimento da hélice lançará o bumerangue em um arco vertical ao invés de em um arco horizontal logo acima do chão. A maneira correta de segurar um bumerangue é formando uma leve inclinação vertical, ou seja de 15 a 20 graus. Isto impulsionará a força da hélice para cima o suficiente para equilibrar a força da gravidade, de maneira que o bumerangue não seja puxado para o chão antes de terminar um círculo completo.

  2. Segure o bumerangue como mostrado no diagrama acima, com o ponto V, chamado de cotovelo, apontando para você e com o lado liso para cima. Segure o bumerangue na extremidade da asa inferior, com uma pegada como num beliscão. Este bumerangue foi desenhado para pessoas destras - quando você o segura corretamente, a extremidade curvada fica na esquerda e a asa superior fica afastada de você. Ele provavelmente não vai voltar se você o jogar com a mão esquerda. Se você for canhoto, tenha certeza de pegar um bumerangue para canhotos - que seja a imagem invertida ao desta ilustração. Os bumerangues Colorado são vendidos em vários estilos, e a empresa afirma que todos os modelos estão disponíveis na versão para canhotos. Se você estiver jogando com sua mão esquerda, segure o bumerangue de maneira que esteja inclinado para a esquerda, com o lado curvo para a direita. Um bumerangue para destros viajará em um círculo no sentido anti-horário, e o bumerangue para canhotos viajará em um círculo no sentido horário.

  3. Para evitar que o vento force o bumerangue para fora do curso, você deve mirar o bumerangue em um ponto em aproximadamente 45 a 50 graus para um lado da direção do vento (fique de frente para o vento e gire aproximadamente 45 graus em sentido horário ou anti-horário). Ajuste a posição do bumerangue, dependendo da quantidade de vento, como mostrado no diagrama.

  4. Quando você tiver acertado a sua pegada no bumerangue e se orientado em relação ao vento, leve o bumerangue pra trás de você e depois para frente, como se fosse jogar uma bola de beisebol. É muito importante dobrar seu pulso quando solta o bumerangue para dar um bom giro a ele. Giro é a coisa mais importante em uma jogada de bumerangue - é o que faz o bumerangue viajar num caminho curvo.

  5. Quando você joga o bumerangue verticalmente, a força desigual no topo do giro inclina o eixo para baixo gradualmente, de maneira que ele voltaria pra você deitado horizontalmente, como um Frisbee. Mas não tente pegá-lo com uma mão só - as lâminas que giram podem machucá-lo muito. A maneira mais segura de pegar um bumerangue que volta é segurá-lo entre as duas mãos. Sempre tenha cuidado ao brincar com um bumerangue, especialmente um modelo mais pesado. Quando você joga um bumerangue, você deve manter seus olhos nele o tempo todo, pois ele pode atingir você quando voltar. Se você perdê-lo de vista, abaixe-se e cubra sua cabeça em vez de tentar descobrir onde ele está. Os bumerangues se movem rapidamente e com muita força.
Jogar bumerangue é uma prática difícil, mas pode ser muito divertida. Com certeza é muito bom quando o bumerangue realmente volta direitinho para você, e você o agarra perfeitamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário