quinta-feira, 18 de novembro de 2010

10 maiores estádios de futebol do Brasil

Quais são os maiores estádios do Brasil? Este é um assunto bastante controverso – afinal, todo bom torcedor de futebol acredita que o estádio de seu clube é o maior e o melhor. Além disso, a capacidade dos estádios muda em função de inúmeras razões.

Os estádios brasileiros do século passado tinham uma capacidade muito maior do que a que vemos hoje em dia. O Maracanã, por exemplo, já teve um público de 183 mil pagantes na final da Copa do Mundo de 1950. E atualmente, em funções de reformas e obras de modernização, sua capacidade não chega a 100 mil.
Maracanã
Crédito para Maracanã

Estádios nacionais
De acordo com o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol lançado pela CBF em 2009, essa é a situação dos estádios no Brasil:

- 70% estão localizados nas regiões Sul e Sudeste;
- 33% dos estádios não têm iluminação e por isso não podem receber jogos noturnos;
- o país conta com 200 estádios particulares;
- 135 estádios brasileiros já receberam partidas válidas pela Copa do Brasil;
- 56 estádios brasileiros já receberam partidas válidas pela série A do Brasileirão;
- 52% dos estádios têm capacidade abaixo de 5 mil lugares;
- apenas 30 estádios têm capacidade acima de 30 mil lugares.

(fonte – Cnef)

Além disso, o Brasil vive hoje um momento bastante especial em se tratando de capacidade dos estádios. Muitos de nossos estádios estão passando por reformas – aumentando ou reduzindo suas capacidades – para atender às imposições da FIFA já que sediaremos a Copa de 2014.

Portanto, o ideal é que a gente enxergue os 10 estádios que apresentaremos a seguir como os maiores, independente da ordem que apareçam. E o Maracanã, abre a nossa lista.

1.Maracanã – Estádio Jornalista Mário Filho

Maranã é um dos maiores e mais famosos estádios do mundo. Projetado para sediar a Copa de 1950, o Maracanã inicialmente tinha capacidade para mais de 165 mil pessoas.

Seu nome é uma homenagem ao jornalista Mário Filho, irmão de Nelson Rodrigues, e que apoiou bastante a sua construção. Já o seu apelido se deve ao rio Maracanã que cruza o bairro da Tijuca, no Rio. A palavra "maracanã" também significa "chocalho" em tupi-guarani e se refere ao som dos pássaros "Maracanã-guaçu" que vivem na região.

Maracanã

Crédito para Maracanã
Maracanã


Sua construção teve início em 1948 e envolveu uma briga política entre o então deputado federal Carlos Lacerda e o prefeito da cidade, Angelo Mendes de Morais - o prefeito queria que o estádio fosse contruído em Jacarepaguá já que na área escolhida havia uma arena para corrida de cavalos. O apoio do jornalista Mário Rodrigues Filho foi fundamental para a escolha da localização. Cerca de mil e quinhentos homens trabalharam na construção do Maracanã que foi inaugurado no dia 16 de junho de 1950 com um amistoso disputado entre as seleções do Rio e São Paulo vencido pelos paulistas por 3 a 1. O primeiro a marcar um gol  no Maracanã foi o jogador Didi.

Atualmente o Maracanã é muito mais do que um estádio de futebol - trata-se de um atrativo turístico e cultural do Brasil e recebe visitantes todos os dias. O estádio oferece um tour com o acompanhamento de um guia que leva o visitante a passear pela beira do gramado, arquibancadas, vestiário e ao Hall da Fama. Além de imagens das principais partidas e jogadores, o local conta ainda com a "calçada da fama" onde os jogadores deixaram as marcas de seus pés gravadas no cimento. 

Além de sediar a Copa e outras clássicos do futebol nacional, o Maracanã também abriga outros eventos esportivos e culturais. O estádio já sediou jogos das seleções brasileiras de vôlei basquete e foi a sede da abertura e do encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Além disso, diversos cantores já fizeram shows em seu gramado, como Roberto Carlos, Xuxa, Frank Sinatra, Madonna, Kiss,  Paul McCartney, entre outros. E o local também sediou as missas campais do Papa João Paulo II em 1980 e em 1987.

Atualmente o Maracanã passa novamente por reformas ja´que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O Maracanã, ao lado do estádio Azteca do México, será o segundo estádio do mundo a receber duas finais de Copa. O projeto prevê a cobertura de todos os assentos, pintura e construção de uma nova arquibancada. A reforma também deverá servir para que o Maraca sedie as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016.

2. Fonte Nova – Estádio Octávio Mangabeira

Fonte Nova era o segundo maior estádio do Brasil e com capacidade para 80 mil pessoas até o seu fechamento em função do desabamento de parte da arquibancada superior em 2007. 


O estádio, localizado em Salvador, era palco dos clássicos entre o Vitória e oBahia (mais de 300 partidas entre os dois clubes foram realizadas no Fonte Nova), além de ter recebido também onze jogos da seleção brasileira.

Seu nome é uma homenagem ao governador da Bahia que exercia o mandato na época de sua inauguração, em 28 de janeiro de 1951. A partida inaugural foi disputada entre o Botafogo de Salvador e o Guarany-BA – vitória de 1 a 0 para o Botafogo.
Fonte Nova
Crédito para Fonte Nova
Fonte Nova

A cantora Ivete Sangalo lotou o Fonte Nova em 2003 quando gravou seu show ao vivo para a MTV comemorando dez anos de sua carreira solo. O show reuniu cerca de 80 mil pessoas.

O dia 25 de novembro de 2007 entrou para a história do Fonte Nova de maneira trágica. Aos 43 minutos do segundo tempo da partida entre Bahia e Vila Nova válida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Série C, parte da arquibancada do anel superior desabou e sete pessoas morreram na hora. 
O estádio foi fechado e optou-se pela sua demolição e implosão. E em agosto de 2010 o estádio foi implodido dando lugar a uma área de 12 mil metros quadrados onde será construído um novo estádio que sediará partidas da Copa de 2014.

3. Mineirão - Estádio Governador Magalhães Pinto

Mineirão está entre os 30 maiores estádios do mundo.  Seu nome é uma homenagem a um antigo governador de Minas Gerais que exercia o mandato durante a época da construção.

As obras do estádio tiveram início em 1959 e envolveram mais de 5 mil pessoas entre engenheiros e operários. No dia 5 de setembro de 1965 o Mineirão foi inaugurado com uma partida entre o River Plate e a seleção mineira – vitória dos mineiros por 1 a 0.  A inauguração do estádio marcou também a projeção do futebol mineiro no cenário futebolístico nacional.
Mineirão
Crédito para Mineirão
Mineirão

Assim como o Maracanã, o Mineirão também já comportou muita mais torcedores do que o faz hoje. Na época de sua inauguração, o estádio comportava cerca de 130 mil pessoas enquanto que hoje sua capacidade é para 75.700.

Belo Horizonte é uma das 12 cidades brasileiras que sediarão a Copa de 2014 e por conta disso o Mineirão passará por uma grande reforma. O gramado será rebaixado e a “geral” será extinta para que aumente a capacidade dos setores de imprensa e número de vagas no estacionamento.  Por conta disso, a capacidade do estádio como um todo diminuirá.

4. João Castelo – Estádio Governador João Castelo

Também conhecido como Castelão o estádio João Castelo é o maior estádio do nordeste do Brasil e está localizado em São Luis do Maranhão. Seu nome homenageia o politico João Castelo que governou o Maranhão entre os anos de 1979 a 1982.

O estádio, que é de propriedade do governo do Estado, é palco das principais partidas dos clubes maranhenses como o Atlético Maranhense, o Moto e o Sampaio Corrêa.

O Castelão foi inaugurado no dia 1º de maio de 1982 com uma partida disputada entre o Sampaio Corrêa e o Maranhão que terminou empatada.
João Castelão
Crédito para João Castelo
João Castelo

A seleção brasileira também já jogou nos gramados do João Castelo. A última vez foi em 2001 contra a Venezuela, em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa de 2002 – e o Brasil venceu por 3 a 0.

Atualmente o estádio está fechado para reforma, sem data prevista para reabrir, e deverá reduzir sua capacidade para 63 mil pessoas já que serão colocadas cadeiras em todo o estádio.

5.Morumbi – Estádio Cícero Pompeu de Toledo

São Paulo Futebol Clube é o dono do maior estádio de futebol particular do mundo. Seu nome é uma homenagem ao ex-jogador e presidente do clube, Cícero Pompeu de Toledo, que em 1952 adquiriu a área onde seria construído o estádio.

Sua inauguração se deu apenas no dia 2 de outubro de 1960 com uma partida onde o São Paulo derrotou o Sporting Lisboa por 1 a 0.  Naquela ocasião, mais de 56 mil pessoas compareceram ao estádio (que ainda não estava 100% acabado) para prestigiar o clube.
Morumbi
Crédito para Morumbi


Morumbi tem um total de 102 mil metros quadrados de área construída e seu campo mede 108,25 m de comprimento por 72,70 m de largura. E os torcedores do São Paulo tem mesmo do que se orgulhar. O Morumbi é um dos poucos estádios brasileiros que possuem um setor exclusivo para deficientes físicos com espaços próprios para cadeira de rodas e acomodação para os acompanhantes.

O São Paulo, como não podia deixar de ser, conquistou importantes vitórias no Morumbi, como o título da Copa Libertadores da América em 1992 e o tricampeonato de 2005, além dos títulos brasileiros de 2006, 2007 e 2008. Mas não foi só o São Paulo que jogou bem por lá - CorinthiansPalmeiras eSantos também já se sagraram campeões brasileiros nos gramados do Morumbi.

Assim como o Maracanã, o estádio do Morumbi vai além do futebol. O clube conta com uma área chamada de Morumbi Concept Hall com diversas opções de entretenimento e que servem para aumentar a circulação de pessoas e receita. Dentro do Concept Hall há lojas, bares e até mesmo uma livraria.

O Morumbi também costuma sediar shows de grande porte. Interessante notar que o maior público já registrado no estádio não aconteceu em uma partida de futebol, mas num Congresso Internacional das Testemunhas de Jeová realizado em agosto de 1985 e que reuniu 163 mil pessoas.

O Morumbi deveria ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, porém, no dia 16 de junho de 2010 a FIFA o excluiu de sua lista já que o Comitê da Cidade de São Paulo não havia entregue as garantias financeiras referentes à reforma do estádio ao Comitê Organizador a Copa.

6. Arruda – Estádio José do Rego Maciel

Arruda (também conhecido por Mundão do Arruda ou Colosso do Arruda) fica em Recife, Pernambuco, e pertence ao Santa Cruz Futebol Clube, sendo o segundo maior estádio particular do Brasil, perdendo apenas para o Morumbi.

Seu nome homenageia o ex-prefeito da cidade, José do Rego Maciel, que na época buscou investidores para a construção do estádio. A construção teve início em 1965 e contou com uma forte mobilização dos torcedores que compraram inúmeras cadeiras cativas e títulos do clube. Sua inauguração, no entanto, seu deu apenas em 1972, em um amistoso entre o Santa Cruz e o Flamengo. Ao todo, 64 mil pessoas foram ao Arruda prestigiar a partida que terminou em 0 a 0.
Arruda
Crédito para Arruda
Arruda

O Arruda também já recebeu a seleção brasileira por várias ocasiões, sendo que em uma delas, em 1993, nas Eliminatórias para o Copa do ano seguinte, 96.200 pessoas assistiram a goleada do Brasil sobre a Bolívia (6 a 0) - maior público da história do Mundão do Arruda. O estádio também é palco constante do clássico entre o Santa Cruz e o Náutico.

Ao todo o estádio possui 30 mil metros quadrados de área construída, com 26% de área coberta e 100 lugares destinados a deficientes físicos. Seu gramado é considerado um dos melhores do Brasil.

A estrutura do Arruda conta ainda com museu, ginásio poliesportivo, parque aquático com três piscinas, centro médico, dois restaurantes, três academias de musculação e delegacia do torcedor.

. Castelão – Estádio Governador Plácido Castelo

Castelão é um dos maiores e mais modernos estádios de futebol do Brasil e está situado em Fortaleza. Seu nome é uma homenagem ao governador do Ceará, Plácido Aderaldo Castelo, que deu início à construção.

Sua inauguração se deu no dia 11 de novembro de 1973 durante uma partida entre o chamado “clássico-rei” do futebol cearense: Fortaleza x Ceará. Ao todo 70 mil pessoas assistiram a partida inaugural que terminou em 0 a 0.
Castelão
Crédito para Castelão
Castelão

Desde então a seleção brasileira já disputou diversas partidas no Castelão e foram esses os jogos que reuniram o maior número de público pagante. Mas não foi só o futebol que encheu a “casa”. O Castelão recebeu 120 mil pessoas na abertura do X Congresso Eucarístico Nacional que contou com a presença do Papa João Paulo II. Em 1996, Xuxa e seus “baixinhos” também lotaram o estádio.

O Castelão é um dos estádios brasileiros que receberá jogos da Copa de 2014. Sua reforma prevê o aumento da cobertura que deverá atingir todos os assentos, a construção de um estacionamento subterrâneo, além da ampliação da capacidade do estádio que deverá receber 66.700 pessoas.

8. Beira-Rio – Estádio José Pinheiro Borda

O Gigante da Beira-Rio é o estádio do Sport Club Internacional, localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O Beira-Rio é a casa dos colorados e palco de inúmeras partidas do clube que tem uma das torcidas mais fanáticas do Brasil.

Sua construção teve início em 1956 quando o então vereador Ephrai, Pinheiro Cabral apresentou uma proposta de doação de um terreno no rio Guaíba que seria aterrado à Câmara de Porto Alegre. Em 1959 começaram a ser fincadas as primeiras estacas que sustentariam o Gigante.
Beira Rio
Crédito para Beira-Rio
Beira-Rio

A década de 1960 foi difícil para os torcedores colorados que ansiavam por ver o estádio pronto, mas a obra não acabava. Sua inauguração se deu só no dia 6 de abril de 1969, exatamente 60 anos após a fundação do Internacional. O jogo inaugural foi um amistoso entre o Inter e o Benfica de Portugal, com vitória do Inter por 2 a 1.

A seleção brasileira já jogou no Beira-Rio em diversas oportunidades, sendo que o recorde de público do Gigantão foi justamente num jogo entre a seleção gaúcha e a seleção brasileira, em 1972 – ao todo 106.554 pessoas estiveram presentes. Recentemente o Brasil jogou contra o Peru no Beira-Rio em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa de 2010, com vitória brasileira por 3 a 0.

O Beira-Rio também será palco da Copa de 2014 já que o estádio foi escolhido pela FIFA como uma das sedes. Para tanto, a diretoria do clube desenvolve o projeto “Gigante Para Sempre” que pretende construir novas salas para a imprensa, cobrir todos os lugares e colocar cadeiras em todo o estádio. Em torno do estádio também deverá ser construído um hotel e um shopping center.

9. Serra Dourada – Estádio do Governo do Estado de Goiás

Serra Dourada é palco dos jogos dos principais clubes do Estado de Goiás, como o Atlético Goianiense, Villa Nova, Goiânia e Goiás.

É considerado não apenas um dos maiores como um dos melhores estádios do Brasil. A área total do estádio tem 500 mil metros quadrados, sendo 160  mil de área construída que abriga 22 lanchonetes, 53 banheiros e 34 cabines para rádio.
Serra Dourada
Crédito para Serra Dourada
Serra Dourada

Sua inauguração se deu em 9 de março de 1975 com uma partida entre a seleção goianiense e a seleção portuguesa, com vitória para os goianienses por 2 a 1. Ao todo, 79.610 pessoas foram ao Serra Dourada assistir a partida. 

O Serra Dourada também recebeu os jogos da primeira fase da Copa América, em 1989, e por conta disso passou por uma boa reforma naquela época.

10. Parque do Sabiá – Estádio Municipal João Havelange

O Estádio Municipal João Havelange, mais conhecido como Parque do Sabiá, fica na cidade de Uberlândia e é o segundo maior estádio de Minas Gerais (só perde para o Mineirão). O estádio é propriedade da prefeitura de Uberlândia e por isso o Uberlândia Esporte Clube é quem “manda” por ali.

A inauguração do estádio se deu no dia 27 de maio de 1982 e naquela época o estádio recebeu o nome de Parque do Sabiá. Na partida de inauguração a seleção brasileira derrotou a seleção irlandesa por 7 a 0. O recorde de público se deu justamente na partida inaugural - 72.733 pagantes.
Parque do Sabiá
Crédito para Parque do Sabiá
Parque do Sabiá

Em 1995 o estádio foi renomeado e passou a se chamar Estádio Municipal João Havelange. No entanto, os torcedores não gostaram muito da troca e continuam a chamar o estádio de Parque do Sabiá.

Em 2010, em função do Mineirão passar por reformas para a Copa de 2014, o Parque do Sabiá recebeu vários jogos do Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, chegando até mesmo a sediar o clássico mineiro – Cruzeiro xAtlético.


PARQUE DO SABIÁ
Nome oficial:  Estádio Municipal João Havelange

Apelido: 
 Parque do Sabiá

Inauguração:  27 de maio de 1982

Capacidade: 50.000

Público recorde:  72.733 pagantes – seleção brasileira 7 x 0 seleção irlandesa  (jogo inaugural)
SERRA DOURADA

Nome oficial:  Estádio do Governo do Estado de Goiás

Endereço:  Avenida “B”, s/nº – Ala Norte - Jardim Goiás. Goiânia - GO

Apelido:  Serra Dourada

Inauguração:  9 de março de 1975

Capacidade: 50.049

Público recorde:  79.610 pagantes – seleção goianiense  2 x 1 seleção portuguesa  (jogo de inauguração)

BEIRA-RIO
Nome oficial:  Estádio José Pinheiro Borda

Endereço:  Avenida Padre Cacique, 891 Praia de Belas, Porto Alegre-RS

Apelido:  Gigante do Beira-Rio

Inauguração:  6 de abril de 1969

Capacidade: 56.000

Público recorde:  106.554 pagantes – seleção gaúcha 3 x 3 seleção brasileira  (17 de junho de 1972)
CASTELÃO
Nome oficial:  Estádio Governador Plácido Castelo

Endereço:  Avenida Alberto Craveiro s/n - Passaré, Fortaleza-CE

Apelido:  Castelão

Inauguração:  11 de novembro de 1973

Capacidade: 60.326

Público recorde: 118.496 pagantes – Brasil 1 x 0 Uruguai  (27/00/1980)

ARRUDA
Nome oficial:  Estádio José do Rego Maciel

Endereço:  Avenida Beberibe, nº 1285, Bairro - Arruda Recife-PE

Apelido:  Arruda

Inauguração:  4 de julho de 1972

Capacidade: 67.044

Público recorde:
  96.200 pagantes – Brasil 6 x 0 Bolívia  (29/08/1993 – Eliminatórias da Copa)

MORUMBI
Nome oficial:  Estádio Cícero Pompeu de Toledo

Endereço:  Praça Roberto Gomes Pedrosa, São Paulo - SP

Apelido: Morumbi

Inauguração: 2 de outubro de 1960

Capacidade: 67.428

Público recorde: 146.082 pagantes – Ponte Preta 2 x 1 Flamengo  (13/02/1980)


JOÃO CASTELO
Nome oficial:  Estádio Governador João Castelo

Apelido: 
 João Castelo

Inauguração:  1º de maio de 1982

Capacidade: 75.000

Público recorde:  97.720 pagantes – Santos 5 x 1 Sampaio Corrêa  (24 de setembro de 1998)

MINEIRÃO
Nome oficial: Estádio Governador Magalhães Pinto

Endereço: Av.Antônio Abrahão Caram, 1001 – Pampulha, Belo Horizonte - MG

Apelido: Mineirão

Inauguração: 5 de setembro de 1965

Capacidade: 75.783

Público recorde: 115.142 pagantes – Atlético Mineiro 2 x 1 Flamengo (13/02/1980)


FONTE NOVA
Nome oficial:  Estádio Octávio Mangabeira

Apelido:  Fonte Nova

Inauguração:  28 de janeiro de 1951

Implosão: 29 de agosto de 2010

Capacidade: 80.000

Público recorde: 110.438 pagantes – Bahia 1 x 1 Fluminense  (1988)
 
MARACANÃ
Nome oficial: Estádio Jornalista Mário Filho

Endereço: Rua Professor Eurico Rabelo, portão 16. Rio de Janeiro - RJ

Apelido: Maraca

Inauguração: 16 de junho de 1950

Capacidade: 95.000

Público recorde:
 173.850 pagantes - Brasil 1 x 2 Uruguai (Copa do Mundo de 1950)

Nenhum comentário:

Postar um comentário