quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Como tornar-se piloto de uma companhia de aviação nos EUA

Introdução

Pilotar um avião é divertido. Ser pago para isso é ainda melhor. Para algumas pessoas, esse trabalho é perfeito: um oficial que viaja, uma visão que muda constantemente e desafios que são prazerosos. Dizem que o trabalho do piloto consiste em horas de tédio pontuadas por total terror. Provavelmente isso seja um exagero, mas talvez não tão diferente da realidade.
Uma pessoa, que faz uma máquina que custa milhões de dólares sair do chão e depois a traz de volta com segurança, fascina as pessoas. Elas ficam se perguntando como deve ser ter a responsabilidade de centenas de vidas ou de pertences que valem milhões em suas mãos. Quando os passageiros dão uma olhada na cabine do piloto, elas ficam impressionadas. Elas vêem a quantidade de botões e perguntam, incrédulas: "Vocês realmente sabem para que todos eles servem?".
Os pilotos são o foco principal e os operadores finais de uma grande equipe de profissionais treinados. Eles são as estrelas do show do transporte aéreo, porque ficam mais visíveis ao público, ao passo que a maioria dos outros membros da equipe fica "nos bastidores", mas as estrelas raramente morrem ou deixam outros morrerem em razão de um erro no trabalho. Todos os pilotos correm esse risco. Pilotar é um negócio sério.
Neste artigo, mostraremos o que você terá que fazer para se tornar um piloto comercial, e também explicaremos como é o dia-a-dia de um piloto comercial e os muitos caminhos de sua carreira. Como veremos, este trabalho não é para qualquer pessoa, mas é uma profissão que emociona e fascina.

Mitos, estereótipos e realidade

O estereótipo dos pilotos comerciais tem sido, há muito tempo, de serem homens que não temem nada, com corpo perfeito, bons em matemática, treinados militarmente, abençoados com uma visão perfeita, todos recebendo como os capitães graduados de 747 (não importando o avião que eles pilotam) e trabalhando apenas três dias por semana ou alguns meses por ano.
Nos anos 50, algumas dessas idéias eram reais: a média dos pilotos profissionais era de homens brancos, militares, que não usavam óculos (pelo menos quando foram contratados). Com um pouco de sorte na carreira, eles se tornavam pilotos graduados, pilotando os aviões maiores e, como tais, ganhando muito bem.
Aproximadamente a metade dos pilotos profissionais nunca pilotou no exército e, uma vez que sua vista possa ser corrigida em 20/20, um (ou uma) piloto pode usar óculos fundo-de-garrafa. Os compromissos com o trabalho variam muito entre as linhas aéreas, mas estar longe de casa, aproximadamente metade do mês, é uma média boa. Nem todos os pilotos têm o corpo e a saúde de um instrutor de aeróbica, mas todos devem ter a saúde boa o bastante para passar pelos exames médicos periódicos.
Apenas poucos capitães graduados de 747 das maiores linhas aéreas ganham os legendários salários dos capitães de 747 (mais de U$ 250 mil por ano). Na maioria das vezes, os salários estão na média e só dependem de sua posição, aeronave, companhia aérea e tempo de trabalho na companhia.

Ingressando na carreira de piloto comercial

Para ser contratado como piloto, você precisa ter um certificado de piloto comercial. Esse certificado é obtido depois de cursar a escola terrestre de pilotos comerciais e de ter no mínimo 250 horas de vôo, com tempo gasto com certas manobras e condições. Após ter cumprido suas horas de vôo e ter passado em seu teste escrito da escola terreste, você precisará passar pela viagem de verificação. A viagem de verificação é parecida com o teste de direção quando vamos tirar a carteira de motorista. Um examinador da Federal Aviation Administration (Administração Federal de Aviação) pede que você pilote um avião, faz perguntas sobre aviação e acompanha você em um vôo. Assim como no teste de direção, o examinador pede que você faça algumas manobras e direciona seu vôo durante todo o tempo. Se tudo for bem, o examinador emitirá seu certificado de piloto comercial.
Além disso, um piloto comercial precisa de um certificado médicoatualizado, de primeira ou segunda classe, uma classificação de instrumento e uma multiclassificação de máquinas. Para que você receba um certificado médico, um Aviation Medical Examiner (Examinador Médico da Aviação) precisa constatar que você está de acordo com as exigências de saúde e que tem aptidão para ser piloto. Você precisa de uma classificação de instrumento para pilotar com baixa visibilidade (com tempo ruim e entre nuvens). Você recebe essa classificação sendo aprovado na escola instrumental terrestre, usando uma certa quantidade de instrumentos de vôo por um determinado tempo (pilotar sem visibilidade) e passando numa viagem de verificação de classificação de instrumentos. Para pilotar aviões com múltiplas máquinas (a maioria dos aviões  usada comercialmente), você precisa ter aulas e passar numa viagem de verificação de classificação de multimáquinas. Em algum momento, a maioria dos pilotos comerciais também recebe um certificado de piloto de transporte comercial. Esse certificado muito importante permite que você seja o piloto em comando (capitão) de uma grande aeronave comercial, mas exige que você passe num teste escrito, tenha certificado médico de primeira classe, seja formado no Ensino Médio e já tenha 1.500 horas de experiência de vôo, incluindo 250 horas como piloto em comando.
Descanso garantido
Um certificado de piloto dura pela vida toda, mas para ter privilégios particulares de vôo (pilotar aviões particulares e em condições especiais), um piloto tem de ter uma certa experiência e endossos, o que significa que se você não voa num certo avião há algum tempo, não pode simplesmente entrar em um e sair viajando com ele. Você deve ter voado uma certa quantidade de horas dentro de um certo período ou ter um instrutor designado avaliando e endossando você como qualificado. Essa é uma indústria muito regulamentada; portanto, não se preocupe: a pessoa que está sentada na cadeira do piloto precisa ser qualificada para estar ali.
Para ser contratado, você precisa daexperiência de vôo. Seu nível de experiência é baseado no número e na complexidade da aeronave que você já pilotou, na quantidade e complexidade dos vôos que você fez (avião a jato ou com hélice, de dia ou de noite, local ou cruzando o país, pilotando com visibilidade ou apenas usando instrumentos) e em qual era a sua posição na tripulação. Resumidamente, no final dos anos 60 algumas linhas aéreas contrataram pessoas sem certificados ou tempo de vôo e as treinaram. Atualmente, é difícil uma grande empresa de linha aérea contratar um piloto com um certificado de piloto comercial recém-emitido (de apenas 250 horas). Os melhores candidatos das maiores linhas aéreas têm centenas de horas de vôo. As linhas aéreas de segunda (regionais ou de viagens habituais) devem ser menos exigentes.
O tempo é tudo. Você pode ser o piloto mais bem qualificado do mundo, mas o mercado de trabalho é muito concorrido. O tempo é algo sobre o qual não temos controle. Não existem garantias no ramo das linhas aéreas. Você não sabe como sua carreira foi até se aposentar e poder olhar para trás e vê-la. Os ciclos bombásticos da economia estão aumentando na indústria de aviação. Falência, licenças, fechamento e consolidação de linhas aéreas têm feito parte do negócio há anos. Pode ser (e tem sido), para muitos pilotos profissionais, uma carreira difícil. Um instrutor aéreo muito esperto em meu primeiro trabalho numa linha aérea disse para a classe: "o futuro da aviação são os próximos 30 segundos: planejamento a longo prazo é de uma hora e meia". Essas foram as palavras mais verdadeiras sobre esse ramo que já ouvi na vida.

Educação

Mesmo não havendo exigência de formação acadêmica para ser piloto, a maioria das linhas aéreas quer algum tempo de estudo e prefere que tenha sido alcançado algum grau. A faculdade mostra que você pode ser treinado e que pode aderir a um currículo mais desafiador e se dar bem: qualidades que uma linha aérea gostaria de ver que você tem antes de gastar dinheiro treinando-o. Há duas carreiras principais a seguir ao ser contratado como piloto comercial: civil ou militar. Ambas têm suas vantagens e desvantagens.
Na carreira civil, você pode fazer uma faculdade que lhe dê um grau de segundo ou quarto ano (algumas universidades oferecem até graus avançados na aviação), com treinamento e vários certificados de piloto. Várias universidades dos Estados Unidos e Canadá oferecem cursos com treinamento de vôo, de forma que você consiga se formar com o grau de bacharel ou associado em aviação, tendo também os certificados de piloto comercial, de classificação de multimáquinas e de instrumentos. Também existem escolas técnicas que oferecem treinamento de vôo voltado para certificados, normalmente feitos em menos tempo. Em ambos os tipos de programas, você se gradua com a classificação de instrutor e reúne algum tempo de vôo ensinando outras pessoas.
Uma alternativa para uma escola profissionalizante ou faculdade é ter seu treinamento de vôo aos poucos, começando por uma escola de vôo local. Levará mais tempo e o nível de instrução poderá não ser tão grande, mas todos os certificados comerciais são iguais para a FAA. A Agência não se importa onde ou como eles foram obtidos.
O treinamento civil custa muito caro. Aulas básicas de vôo custam por volta de U$ 80 a hora e você precisará de, no mínimo, 250 horas de vôo antes de ter sua classificação comercial. Também custa muito caro alugar aviões para as aulas. Existem bolsas de estudo (totais ou parciais), mas a maioria dos pilotos acaba investindo muito dinheiro no treinamento de vôo.
No militar, você se compromete a muitos anos de serviço após seu ano de treinamento de pilotagem (10 anos de comprometimento com a Força Aérea). Você também tem de estar de acordo com outras exigências, como estudar e ter boa saúde e habilidade física adequada. Não existem garantias de que você irá passar no treinamento militar de vôo na rígida programação de tempo do serviço ou de que você pilotará um avião em particular. Em troca, o exército paga para você treinar e você tem o melhor treinamento no equipamento que um piloto comercial poderia pilotar (jatos complexos).
Um piloto militar segue regras, passa pelo risco de se machucar e usa armas letais. Essas não são coisas com as quais se possa lidar negligentemente; portanto, se você está considerando o exército (e esse é um grande campo que inclui a Guarda Costeira), explore-o e veja se o momento é o certo para você e para suas necessidades de carreira. É uma experiência excelente e alguns pilotos até fazem do exército sua carreira.
Após ser certificado, um(a) piloto tem de ter mais experiência e horas de vôo antes de ser contratado por uma linha aérea. Em razão do comprometimento com o serviço militar, um piloto militar terá muita experiência de vôo antes de deixar o exército e se integrar a uma companhia aérea. Um piloto civil ou militar que precise de mais horas de vôo pode trabalhar como instrutor de vôo para trabalhar em uma companhia de aluguel. Dali ele poderá seguir para uma linha aérea regional e, então, para uma maior.

Treinamento

Uma vez contratado, sem considerar seu background, a companhia aérea irá treiná-lo baseando-se em seus procedimentos e seu currículo de treinamento aprovado pela FAA. Mesmo que todas as companhias aéreas usem os mesmos tipos de aeronaves, cada uma delas tem métodos e procedimentos um pouco diferentes. O objetivo de uma linha aérea é treiná-lo para qualificá-lo em sua posição e para você estar no padrão. A padronização é um dos pilares de uma linha aérea segura. O conceito é que, na linha aérea, o comportamento e procedimento dentro da cabine do piloto será o mesmo em todos os vôos, não importando que pilotos estejam no controle, a fim de evitar confusão e mal-entendidos.
treinamento inicial numa linha aérea leva aproximadamente 10 semanas. A doutrinação básica leva mais ou menos uma semana. O treinamento em assuntos gerais, que inclui procedimentos e regulamentos específicos da companhia, leva outra semana. Os pilotos normalmente se especializam em um tipo de avião, como o 727 ou MD-80, até que mudem para uma aeronave diferente. Depois dos sistemas, você terá um parceiro e duas semanas ou mais de treinamento em simuladores. No simulador você irá experimentar todos os tipos de emergências e anormalidades possíveis. Seu foco principal será na coordenação da tripulação e no pouso bem-sucedido. Todas as manobras são praticadas até que sejam completadas de forma satisfatória.
Uma vez que as pré-verificações, exames orais e viagens de verificação tiverem acontecido, você terá completado o treinamento no avião, mas ainda não estará pronto. A seguir, você voará com um instrutor de pilotos especial e ganhará sua experiência operacional inicial. Essa experiência, que inclui no mínimo 25 horas de vôo, ensinará como integrar suas novas habilidades técnicas com as exigências diárias do trabalho.
Após a experiência operacional inicial, você enfrentará outro teste, chamado de verificação de linha. Depois de passar nessa verificação, você poderá operar como membro da tripulação em vôos agendados. As linhas aéreas agora precisam estabelecer 100 horas de vôo para você antes da verificação de linha, para que você ganhe experiência imediata. Depois disso tudo, você quer férias.

Posições dos pilotos

Num avião de passageiros, o capitão é o piloto sentado à esquerda. Ele (ou ela) pilota o avião, dá todos os comandos, toma todas as decisões e é responsável pela segurança do vôo. O trabalho do capitão é de uma responsabilidade enorme. Ele toma decisões difíceis e necessita mais do que apenas a habilidade técnica envolvida em pilotar o avião. O capitão é o líder da equipe e tem de estabelecer uma atmosfera efetiva de tripulação, com uma boa comunicação e gerenciamento dos recursos. Um capitão precisa passar em muitos testes escritos e práticos e ter seu desempenho avaliado regularmente. Um piloto tem de ter alta graduação (tempo de serviço) para atingir essa posição e, como regra geral, os capitães são os mais graduados (e por isso os mais experientes) pilotos de uma linha aérea. Como veremos na seção a seguir, a graduação tem um grande papel na carreira de um piloto comercial.
O fundamental na segurança da aviação é a redundância; portanto, além de duas (ou mais) máquinasrádios, conjuntos de instrumentos de vôo etc, sempre há dois pilotos voando. O primeiro oficial senta-se à direita e age como co-piloto. Ele (ou ela) tem um conjunto de controles e instrumentos independente para operar a aeronave e pilotar o avião por aproximadamente metade do tempo, normalmente trocando de lugar com o capitão. O primeiro oficial ajuda o capitão nas tarefas pré-vôo revisando os papéis e fazendo as verificações de pré-vôo na aeronave. Ele deve passar em muitos exames práticos e escritos e tem de ter uma certa graduação. Como regra, os primeiros oficiais têm graduação menor do que seus capitães.
Alguns aviões têm uma terceira posição na cabine do piloto para oengenheiro de vôo, também chamado de segundo oficial. O engenheiro de vôo é um piloto que não pilota o avião. Ele (ou ela) termina de fazer as verificações pré-vôo, opera e monitora os sistemas da aeronave durante o vôo e faz os cálculos de performance, como velocidade de decolagem e pouso, conjuntos de máquinas de força e gerenciamento de combustível. A posição do engenheiro de vôo também é a de aprendiz de classificações, pois é a melhor posição para se observar os pilotos. Esse trabalho atualmente é raro: essas posições normalmente existem em aviões construídos antes de meados dos anos 80. Uma vez aposentados os aviões mais antigos, eles são substituídos por aviões cujos sistemas mais avançados e automatizados executam as tarefas do engenheiro de vôo. Essa posição um dia será "extinta", assim como as posições de operador de navegador e operador de rádio dos anos 30 e 40

Graduação

As três coisas mais importantes na profissão de piloto comercial são: graduação, graduação e graduação. Todas as linhas aéreas domésticas usam um sistema de graduação para estabelecer sua posição, o avião que você pilota (o que determina seu salário) e os agendamentos que você fará.  Para os pilotos, a graduação é tudo.
Num sistema baseado na graduação, todos os pilotos são considerados igualmente qualificados, desde que tenham passado nos treinamentos necessários e nas viagens de verificação. Um sistema baseado na graduação evita que o favoritismo e outras práticas não democráticas interfiram na carreira de um piloto. O inconveniente desse tipo de sistema é que, mesmo que você esteja classificado como o número 20 entre 5 mil pilotos na linha aérea A, com 25 anos de graduação e muitas viagens ao exterior em grandes jatos, você será colocado no final da lista de graduação da linha aérea B se tiver de trocar de companhia por alguma razão, incluindo a falência da linha aérea na qual você trabalhava. Isso significa que você provavelmente começaria como um engenheiro de vôo reserva ou co-piloto. Sua experiência viaja com você se você tiver de sair, o que poderá ajudá-lo a conseguir um novo emprego, mas sua graduação, não. Por isso, a maioria dos pilotos fica numa mesma linha aérea em vez de perder a graduação que conquistaram.
Subindo
Há duas coisas importantes que elevam você na lista de graduação: novos contratados que iniciam abaixo de você epilotos veteranos acima de você que se aposentam. Os pilotos comerciais são obrigados e se aposentar com 60 anos; então desde que você seja mais jovem do que os pilotos graduados quando for contratado, chegará lá com o passar dos anos. Você crescerá mais rapidamente se sua linha aérea crescer significantemente e muitos novos contratados forem colocados abaixo de você. A graduação é como um jogo de cadeiras com música: enquanto há movimento (novos contratados e aposentados), as pessoas chegam felizes à graduação, mas às vezes a estagnação da graduação pode durar décadas, dependendo da linha aérea.

A vida no trabalho

Em condições ideais, o primeiro emprego que você conseguir numa grande linha aérea é aquele no qual você irá se aposentar. Muitos pilotos fazem suas carreiras em linhas aéreas regionais ou em departamentos corporativos de vôo, e eles têm seus motivos. Normalmente, o estilo de vida e a graduação os faz ficar. Mesmo assim, as grandes linhas aéreas são consideradas o ponto mais alto da escala da carreira porque o salário, a estabilidade no emprego, as regras no trabalho e os aviões são os melhores do mercado. Como regra geral, quanto maior a companhia aérea, maiores as oportunidades, mas algumas companhias pequenas têm culturas únicas que estão agradando particularmente a alguns pilotos. 
No final da lista de classificação, provavelmente você ficará na reserva, ou seja, você é o backup se as coisas não saírem conforme o planejado. No mercado das linhas aéreas, coisas que não são planejadas acontecem o tempo inteiro. Pilotos ficam doentes no último minuto, por exemplo. Há pilotos reserva para todas as posições disponíveis da linha aérea. Os pilotos reserva têm janelas variáveis, chamadas de "plantão", normalmente em períodos de 12 horas. Se seus pagers não funcionarem nesse período, eles devem correr para o aeroporto cumprir sua missão. Os pilotos reserva precisam estar perto do aeroporto do qual eles voam e ter seu uniforme e bagagem à mão, porque no momento do aviso eles podem ter de ir trabalhar. Eles não sabem para onde poderão ir, nem por quanto tempo, então têm de fazer malas para todas as ocasiões. A vida de suas famílias pode ser deixada de lado em um segundo. Se eles estiverem tomando conta de seus filhos, precisam de alguém confiável, que possa substituí-los rapidamente. Espera-se que a maioria dos pilotos reserva esteja pronta para voar do aeroporto em 60 a 90 minutos a partir da primeira vez que uma mensagem foi enviada para eles.
Um piloto reserva tem de ficar alguns dias na reserva alternando com alguns dias de folga ou os dias de reserva podem ser seguidos e as folgas também. Isso depende de uma enorme quantidade de fatores: um piloto reserva poderia voar em todos seus dias de reserva ou não voar durante semanas. Alguns pilotos não se importam em ficar na reserva, especialmente se vivem na cidade em que estão baseados (chamada domicílio). Mas a reserva não é uma experiência legal se você não estiver morando em seu domicílio. Então, você é chamado de viajante habitual e mantém isso normalmente com outros pilotos que estão baseados longe de casa.
Com um pouco de graduação, você sairá da reserva para ter uma linha. Uma linha é uma programação definida de vôo de um piloto. Para atingir a graduação, cada piloto numa posição escolhe sua linha. Diferentes linhas de vôo terão certas cidades de paradas, certos dias de descanso ou outras diferenças. Dependendo desses fatores, bem como da linha aérea, da natureza de seus negócios e de seu contrato de trabalho com seus pilotos, algumas linhas são mais desejadas do que outras. Novamente: a graduação é sua alavanca para tornar sua vida melhor.
Para a maioria dos pilotos, tanto na reserva ou numa linha, ficar um tempo fora de casa é normal. Dependendo das especificações da linha aérea e da situação pessoal do piloto, ele pode ficar longe de casa apenas por um dia ou poderá ficar do outro lado do mundo durante 14 dias ou mais. É preciso ter uma família especial que possa arcar com a ausência regular de um (ou ambos) de seus membros. Os pilotos costumam brincar que ficam fora de casa por tanto tempo que ficaram realmente casados apenas a metade do tempo.
Um dia de trabalho de um piloto, ou dia de tarefa, varia dependendo de um número de fatores, como o número de pilotos de que um avião precisa e se o vôo é internacional ou doméstico. Um longo dia de trabalho pode durar 16 horas; em vôos internacionais, eles não têm limite. Felizmente, a maioria dos contratos de trabalho dos pilotos limita seus dias de tarefa. Vôos agendados são limitados a 8 horas para vôos domésticos e 12 horas para vôos internacionais, mas isso pode mudar se a tripulação estiver com mais pilotos auxiliares. O tempo de vôo real normalmente é maior do que esses limites.
Os pilotos têm um trabalho estressante e uma carreira difícil, mas a maioria deles não ficaria feliz fazendo outra coisa. É muito raro ver alguém que seja profundamente apaixonado por aviões e que não acabe se tornando um piloto. Muitas pessoas acham que voar é bonito, mas os que fazem isso são extremamente dedicados. Existem muitos obstáculos e situações que testam sua paciência na estrada que transforma você em um piloto.


Um comentário:

  1. Muito legal seu blog.. amei.. super informativo..
    Admiro esta lindda profissão.. Parabéns..
    bjoo
    Keiko

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