terça-feira, 29 de novembro de 2011

Elefantes

O elefante é o maior animal mamífero que vive sobre a terra
© iStockphoto.com /Johan63
O elefante é o maior mamífero que vive sobre a terra
O elefante é o maior animal mamífero que vive sobre a Terra. São encontrados na África e Ásia, principalmente em florestas e savanas. Eles podem serdomesticados e têm sido utilizados como animais de tração e artistas de circo.


Os elefantes medem entre 1,6 e 3,9 m na altura dos ombros, e normalmente pesam entre 2.720 e 6.350 kg. Os machos são maiores que as fêmeas. Eles têm uma pele grossa (semelhante ao couro) e enrugada.  A cor da pele varia do cinza ao marrom e é coberta por pelos ouriçados e esparsos. 


O elefante tem uma cauda longa e fina, com um tufo de pelos na ponta. Seus pés são curtos e largos e em forma de coluna. A cabeça do elefante é maciça e ele tem um pescoço literalmente curto e grosso. Possui olhos pequenos e orelhas grandes e em forma de leque. Suas orelhas são finas para que o elefante seja capaz de se abanar com elas. É dessa forma que  aliviam o calor do próprio corpo.


Talvez sua característica mais marcante seja a tromba – uma extensão flexível que parte do nariz e lábio superior. A tromba de um elefante pode chegar a ter mais de 3 metros de comprimento e tem uma pequena abertura na ponta.


A dieta de um elefante consiste em grama, cascas, raízes, folhas e frutos. O elefante usa sua tromba para empurrar ou quebrar as folhas dos galhos. Em seguida, ele empurra a comida para a boca. Para beber, o elefante puxa água para dentro da tromba e então esguicha a água para dentro de sua boca. Ele também usa a tromba para atirar lama ou sujeira nas próprias costas, o que o ajuda a se refrescar. Quando amedrontado, o elefante sopra e emite um som através de sua tromba.


O elefante tem presas, dentes incisivos longos que se estendem para fora da boca e que crescem ao longo de sua vida. As presas podem ter até 3,5 m de comprimento e são levemente curvadas para cima na ponta. O elefante usa suas presas para arrancar árvores e arbustos de seu caminho, além de combater outros elefantes.

Fatos interessantes sobre os elefantes
-    A pele de um elefante é cinza e enrugada. A pele de um elefante adulto tem cerca de 3 cm de espessura e pesa cerca de 1 tonelada. No entanto, ela é surpreendentemente macia. Moscas, mosquitos e outros insetos podem picá-la.

- Um elefante assustado ou bravo pode correr a uma velocidade de 40 km/h a uma curta distância. Já em uma longa jornada, os elefantes costumam percorrer uma média de 16 km/h.

- O elefante usa sua tromba como se fosse uma mão. A tromba pode carregar 272 kg de carga ou um pequeno objeto como uma moeda, por exemplo. Os elefantes também respiram e cheiram pela tromba.

- Os elefantes amam a água e frequentemente tomam banho em lagos e rios. São excelentes nadadores. Um elefante pode se dar um banho disparando um jato de água a partir de sua tromba
.



Hábitos dos elefantes

Os elefantes são animais sociais e que vivem normalmente em manadas. As fêmeas, chamadas “aliás”, e os jovens, vivem em manadas compostas por 15 a 40 indivíduos liderados por uma fêmea adulta. Os machos vivem sozinhos ou em outras manadas (geralmente menores) com outros machos. Durante ocorrências incomuns, como um período de muita seca, pode-se encontrar manadas maiores e que contêm elefantes de ambos os sexos.






Os elefantes costumam viver em manadas
© iStockphoto.com /Johan63
Os elefantes costumam viver em manadas


Hábitos dos elefantes

Os elefantes são animais sociais e que vivem normalmente em manadas. As fêmeas, chamadas “aliás”, e os jovens, vivem em manadas compostas por 15 a 40 indivíduos liderados por uma fêmea adulta. Os machos vivem sozinhos ou em outras manadas (geralmente menores) com outros machos. Durante ocorrências incomuns, como um período de muita seca, pode-se encontrar manadas maiores e que contêm elefantes de ambos os sexos.






Os elefantes costumam viver em manadas
© iStockphoto.com /Johan63
Os elefantes costumam viver em manadas

A maioria dos elefantes não tem um período para o acasalamento. Algumas populações, no entanto, tem um período de acasalamento entre novembro e abril, período no qual os machos entram no cio, ficam agressivos e lançam secreções hormonais por uma glândula localizada na cabeça. Fêmeas no cio podem emitir chamados de baixa freqüência que atraem os machos a 3,2 km de distância.
Cerca de 22 meses após o “encontro amoroso”, a fêmea dá a luz a um único filhote. Ao nascer, o filhote pesa cerca de 100 kg e mede 90 cm até o ombro. É coberto por um pelo marrom e que normalmente cai à medida que o elefante cresce. Os filhotes contam com a ajuda de suas mães até 1 ano e meio, aproximadamente. A maturação sexual ocorre entre os 10 e 22 anos de idade. E sim, os elefantes vivem bastante – podendo chegar aos 80 anos.

Espécies de elefantes

Há três espécies de elefantes. Duas são nativas da África e uma, da Índia.
O elefante-africano-de-savana, encontrado nas savanas da África Central, atinge 3,9 m na altura dos ombros e pesa até 7.500 kg. Suas presas, encontradas em ambos os sexos, chegam a ter 3,5 m de comprimento e pesam cerca de 100 kg cada. As orelhas têm 2 m de comprimento. O elefante tem dois lóbulos carnosos na ponta de sua tromba que ajudam na coleta de alimento. Ele tem cinco unhas em cada pata dianteira e apenas três unhas nas patas traseiras.


Os elefantes africanos que vivem nas florestas da África Central são raramente vistos. Eles são muito parecidos com os elefantes da savana e só foram classificados como espécies diferentes em 2001. Em geral, são menores do que os elefantes da savana, atingindo 2,5 m de altura. Suas orelhas são mais arredondadas, porém, suas presas são mais compridas e retas.


O elefante indiano é encontrado em partes da Índia, sudeste asiático e sul da China. Ele também é menor do que o elefante africano da savana e tem orelhas menores. O elefante indiano tem cinco unhas em cada pata dianteira e quatro unhas nas patas traseiras. Sua tromba tem um único lóbulo na ponta. O elefante indiano atinge até 2,9 m na altura dos ombros e pesa até 6.700 kg. Somente os machos têm presas com cerca de 2,7 m de comprimento e pesam 68 kg cada.


O elefante indiano é facilmente domesticado e é usado como animal de tração no sul da Ásia. Também é treinado para “trabalhar” em circos. Esses elefantes são capturados de manadas selvagens. Os métodos de treinamento são similares àqueles usados para treinar cavalos, mas o período de treinamento pode durar até 10 anos. 

História dos elefantes

Os elefantes têm sidodomesticados e usados pelos seres humanos há milhares de anos. Na Roma antiga, os elefantes já eram treinados como animais de circo. Em 218 a.C, Hannibal, um general cartaginês, usou elefantes para transportar seu exército através dos Alpes em uma campanha contra Roma.
Os elefantes foram usados primeiramente como animais de tração há mais de 2 mil anos, na Índia. Eles também eram usados para transportar a realeza indiana.


Hoje, os elefantes são usados na Ásia na indústria madeireira para levantar e puxar troncos pesados e em outras indústrias também para levantar algum tipo de peso.




Durante muitos séculos as presas dos elefantes eram removidas (as presas são valiosas fontes de marfim). Devido à caça indiscriminada por essas presas e pela carne do elefante, além da destruição de seus habitats, as duas espécies de elefantes estão ameaçadas de extinção. Em 1989, mais de 100 países concordaram em participar de uma moratória internacional sobre o comércio de marfim e outros produtos de elefante. Alguns países, no entanto, bem como o mercado negro, continuam a comercializar o marfim de suas presas, pondo em dúvida o futuro dos elefantes.
Os elefantes têm sido domesticado há anos
© iStockphoto.com /JasonPrince
Os elefantes têm sido domesticado há anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário